Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

“Um Mosteiro entre os rios. O território alcobacense” apontado como uma Bíblia do património local

Associação dos Amigos do Mosteiro de Alcobaça publica livro com estudos de 35 investigadores

António Maduro e Rui Rasquilho

A AMA – Associação dos Amigos do Mosteiro de Alcobaça apresentou no dia 4 de setembro, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, o livro “Um Mosteiro entre os rios. O território alcobacense”. A obra que reúne estudos de 35 investigadores e um ensaio fotográfico de Jorge Prata, pretende ser um marco da historiografia local e regional. O livro, que foi coordenado por Rui Rasquilho e António Valério Maduro, conta com 1198 páginas e com um peso de 2,4 kg. A produção é da Hora de Ler, com uma tiragem de 500 exemplares que estarão à venda a partir de Outubro.

Na apresentação do livro, estiveram presentes alguns dos autores dos estudos apresentados, bem como os coordenadores Rui Rasquilho e António Valério Maduro, o produtor Carlos Fernandes, da Hora de Ler, e o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio.

Na ocasião, Paulo Inácio recordou que este livro reúne “todos os saberes de historiadores da nossa terra”, classificando-o como “uma bíblia” e “um regalo para os alcobacenses” porque “com este livro ficamos a saber muito da nossa região e da sua história”. O autarca agradeceu o trabalho dos intervenientes e aproveitou a ocasião para homenagear José Eduardo Reis Oliveira (Jero) e Maria do Céu Sampaio, alcobacenses que faleceram recentemente, tendo JERO participado com um estudo neste livro.

Paulo Inácio, Rui Rasquilho, António Maduro e Carlos Fernandes

Por seu turno, Carlos Fernandes garantiu que este é um livro de peso “tem 2,4 kg” e admitiu que quando iniciaram este projeto ninguém imaginava a dimensão que teria”, de tal forma que “pode tornar-se numa Bíblia para Alcobaça” e “uma obra marcante da historiografia regional e, muito concretamente, da historiografia de Alcobaça”.

Coube a António Valério Maduro apresentar os temas que compõem o livro, referindo que este resulta de “um projecto, um desígnio colectivo em reunir estudos sobre a região”. O historiador referiu que o livro contempla, entre outros, temas como o povoamento do território antes dos cistercienses, a construção do Mosteiro de Santa Maria, as granjas, as relações entre os monarcas e o Mosteiro, o trabalho do Scriptorium, as Termas da Piedade, as Artes industriais das terras de Alcobaça, os Chalets e Palacetes alcobacenses ou a história da Cooperativa Agrícola de Alcobaça.

Rui Rasquilho salientou que o livro “Um Mosteiro entre os rios. O território alcobacense” junta “os estudos de 35 ensaístas em 1198 páginas e um magnífico ensaio fotográfico de Jorge Prata”, classificando-o de “extraordinário” e lembrando que todos os autores foram “informativos, analíticos e rigorosos em todos os temas tratados”.

Assistência presente na Biblioteca Municipal de Alcobaça

Participam com estudos no livro “Um Mosteiro entre os rios. O território alcobacense” Alberto Guerreiro; Aires Augusto do Nascimento; Amílcar Coelho; Antonieta Vera de Sousa; António Valério Maduro; Carlos Fidalgo; Carlos Gil Moreira; Eduardo Gonçalves; Filomena Monteiro; Fleming de Oliveira; Hermínio de Freitas Nunes; João Oliva Monteiro; Jorge Custódio; Jorge Figueiredo; Jorge Mangorrinha; Jorge Pereira de Sampaio; Jorge Prata; José Eduardo Reis Oliveira; José Lopes Coutinho; José Manuel de Mascarenhas; Leonel Fadigas; Leonor Carvalho; Luís Peres Pereira; Maria Alegria Marques; Maria Augusta Pablo Trindade Ferreira; Maria do Céu S. Tereno; Maria Virgínia Faria João Rodrigues Henriques; Maria Zulmira Furtado Marques; Marízia Menezes Dias Pereira; Miguel Dias Santos; Pedro Barbosa; Rui Rasquilho; Saul António Gomes; Susana Leão e Vítor Serrão.

     Mónica Alexandre

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.