Edição: 251

Diretor: Mário Lopes

Data: 2021/10/27

Dia 17 de setembro

Coletivo Aire lança novo disco sobre danças de Porto de Mós

Professora Marisa Barroso com os 5 músicos do projeto Aire

Nascido entre as voltas da serra e os muros do castelo, AIRE é um coletivo que se dedica à recriação do repertório dos grupos folclóricos de Porto de Mós. Integrado no projeto “Danças de Porto de Mós”, promovido pelo município de Porto de Mós, o grupo AIRE, pela recriação contemporânea dos sons tradicionais da Alta Estremadura, traz uma nova sonoridade às músicas recolhidas pelos ranchos – mantendo ligação com as raízes populares – e dá continuidade ao baile tradicional.

Propondo arranjos pensados para a transmissão da dança, este disco faz parte duma nova fase do projeto, que pretende divulgar este repertório fora do seu território de origem. Após uma seleção cuidada, que contemplou critérios musicais, mas também coreográficos, pedagógicos e etnográficos, as “Danças de Porto de Mós” ficam agora disponíveis para um público mais vasto.

Sob a coordenação de Marisa Barroso, Professora de Dança e Investigadora do Instituto Politécnico de Leiria e responsável pelo estudo e recolha do repertório das Danças Tradicionais, o projeto “Danças de Porto de Mós” surgiu em 2018, focado nas pessoas e na sua cultura, no regresso ao baile tradicional e no encontro de várias gerações, assente na capacitação, investigação, intervenção pedagógica e disseminação. A interpretação musical fica a cargo de Ana Clément (flautas de bisel, voz), Emiliana Silva (violino), Rafael Gomes (concertina), Samuel Louro (bateria, percussão, guitarra) e Sara Vidal (voz, harpa celta).

As danças de Porto de Mós veiculam o retrato da história e da cultura local, nutrindo a relação entre a memória e a vida no tempo atual. Além da Câmara Municipal de Porto de Mós, do Instituto Politécnico de Leiria e da Associação de Folclore da Região de Leiria – Alta Estremadura, os parceiros do projeto são o Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros (do Arrimal), o Rancho Folclórico de Mira de Aire, o Rancho Folclórico de Pedreiras e o Rancho Folclórico Sociedade Recreativa de Cabeça Veada.

O disco “Danças de Porto de Mós” terá distribuição comercial a partir do dia 17 de setembro e a sua apresentação será no domingo seguinte, dia 19, às 16h30, com um concerto-baile para todas as idades, e com entrada gratuita, no Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota em São Jorge – Porto de Mós.

Disponível a 17 de Setembro

Alinhamento

1 Choutice – Arrimal (2:59)

2 Choutice – Pedreiras (2:29)

3 Fadinho – Mira de Aire (3:51)

4 Fado – Cabeça Veada (3:14)

5 Loureiro – Arrimal (2:49)

6 Loureiro – Mira de Aire (3:14)

7 Oliveira – Cabeça Veada (3:46)

8 Passe Catre – Cabeça Veada (3:54)

9 Passe Catre do Sobrado – Arrimal (3:28)

10 Pirolito – Arrimal (2:05)

11 Reinadio – Cabeça Veada (2:25)

12 Vá de Roda – Pedreiras (3:35)

13 Valsa a Dois Passos – Mira de Aire (2:08)

14 Valsa de dois Passos – Pedreiras (2:34)

15 Verde Gaio das Pedreiras – Pedreiras (2:07)

16 Vinhedos – Mira de Aire (2:59)

Todos os temas são tradicionais do concelho de Porto de Mós, com arranjos do grupo Aire.

 

Apoios

Município de Porto de Mós

ESECS – Instituto Politécnico de Leiria

Associação de Folclore da Região de Leiria – Alta Estremadura

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.