Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/23

Na Igreja de Santa Maria da Pena e no Museu de Leiria

Workshop’21 apresenta estado atual dos conhecimentos sobre a história e a arqueologia do Morro do Castelo de Leiria

Acesso ao Castelo de Leiria

No dia 20 de setembro será realizado o Workshop’21: Investigação arqueológica no Morro do Castelo de Leiria. Este workshop consistirá numa reunião científica para apresentação do estado atual dos conhecimentos sobre a história e a arqueologia do Morro do Castelo de Leiria e discussão das vias de investigação científica que este acervo de dados reclama.

Pretende-se assim promover a troca de informação e discussão de hipóteses, ideias e perspetivas entre os vários investigadores interessados, relativamente à interpretação dos dados acumulados desde há mais de duas décadas.

Assente nos princípios de transdisciplinaridade, partilha aberta de dados científicos e desenvolvimento colaborativo, a reunião deverá partir da análise conjunta dos dados produzidos pelas intervenções arqueológicas recentes e seu cotejamento com a informação anterior para envolver a comunidade científica numa dinâmica colaborativa de investigação e favorecer o aparecimento de novos projetos de investigação sobre o Morro do Castelo de Leiria.

O modelo do workshop visa incentivar a partilha de informação, problemas e ideias e provocar uma discussão franca em torno dos dados objetivos recolhidos no terreno, abrindo assim novas pistas de investigação.

A primeira parte do workshop decorrerá durante a manhã, na Igreja de Santa Maria da Pena, e consistirá na apresentação de conferências para enquadramento científico de cada um dos principais contextos crono-culturais identificados nas intervenções arqueológicas: Idade do Ferro; Ocupação romana; e Época medieval/moderna.

A segunda parte decorrerá durante a tarde, no Museu de Leiria, e consistirá num conjunto de apresentações orais de várias intervenções arqueológicas recentes no Morro do Castelo e na sua envolvente, pedindo-se a cada um dos comunicantes que traga fisicamente para a mesa de trabalho os próprios materiais, documentação arqueológica e informação contextual, relevantes para a discussão dos temas da sua apresentação.

O Castelo de Leiria, elemento fundamental da memória e identidade da cidade, foi já objeto de vários estudos científicos, tendo alguns trabalhos arqueológicos contribuído com um vasto manancial de dados relevantes para a discussão acerca da evolução daquele objeto crucial da história da cidade e de Portugal, e do povoamento no morro onde se encontra edificado.

As intervenções arqueológicas recentes, aumentaram significativamente o volume de dados acerca da história do Morro do Castelo, documentando a sua ocupação milenar, desde muito antes da fundação da nacionalidade.

Este workshop é organizado pelo Município de Leiria em parceria com a Dryas Octopetala e a In Loco, entidades responsáveis pelos trabalhos arqueológicos realizados entre 2019 e 2020 no Castelo de Leiria e área envolvente, no âmbito da requalificação deste monumento.

Esta iniciativa tem como público-alvo arqueólogos, historiadores e especialistas na área do património cultural. Pedidos de informação devem ser efetuados através do email museudeleiria@cm-leiria.pt ou do telefone 244 839 677.

As conferências referidas no programa serão transmitidas em streaming na página de facebook do Museu de Leiria.

Programa:

  • 9h00 – Receção aos participantes. Local: Castelo de Leiria – Igreja de Santa Maria da Pena
  • 9h20 – Sessão de abertura dos trabalhos
  • 9h30 – Sara Oliveira Almeida – “Marcadores Materiais da Idade do Ferro no Morro do Castelo de Leiria
  • 10h00 – João Pedro Bernardes – “Leiria e o Liz na época romana
  • 10h30 – António Ginja – “Arqueologia da Arquitetura: Práticas e Potenciais do Castelo de Leiria
  • 11h00 – Debate
  • 11h45 – Pausa
  • 12h00 – Visita ao Castelo de Leiria
  • 13h00 – Pausa para almoço
  • 14h30 – Miguel Almeida, Mónica Corga, Rui Morgado, André Ferreira, Nuno Ramos – “Em torno do Castelo de Leiria: dados da intervenção arqueológica no projeto dos acessos mecânicos ao Castelo
  • 15h00 – Adelaide Pinto, Ana Rita Ferreira, Cláudia Santos, João Maurício, Vanessa Sousa – “O Morro do Castelo, um lugar em reconstrução!”
  • 15h30 – Pausa
  • 15h45 – Análise colaborativa dos materiais arqueológicos e informação associada às intervenções arqueológicas
  • 17h30 – Encerramento dos trabalhos

 Fonte: GRPG|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.