Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

Bruno Lopes, da Freguesia de Pontével e Rita Alves, da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, foram eleitos Rei e Rainha do Concelho do Cartaxo 2021

Concelho do Cartaxo já tem Rei e Rainha das Vindimas 2021

Joana Miranda (1.ª Dama de Honor), Bruno Lopes (Rei das Vindimas), Rita Alves (Rainha das Vindimas) e Eliana Palmeiro (2.ª Dama de Honor)

A Praça de Touros do Cartaxo transformou-se para receber, no dia 18 de setembro, a Gala de Eleição Rei e Rainha das Vindimas 2021, que coroou Bruno Lopes, da Freguesia de Pontével e Rita Alves, da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, como Rei e Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo.

O evento anual foi suspenso em 2020, no âmbito da pandemia de Covid-19. Este ano regressou para cumprir o seu principal objetivo – valorizar e promover a divulgação dos usos e costumes do concelho, fazendo uma ponte entre o passado e o presente, entre a juventude dos candidatos e a valorização das tradições de cada freguesia.

Bruno Lopes, da Freguesia de Pontével e Rita Alves, da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, foram os jovens eleitos como Rei e Rainha do Concelho do Cartaxo 2021

Eliana Palmeiro, da Freguesia de Pontével, foi eleita 2.ª Dama de Honor e Joana Miranda, da Freguesia de Vila Chã de Ourique foi eleita 1.ª Dama de Honor

O Prémio Vítor de Sousa, que destaca a simpatia e companheirismo ao longo do concurso foi atribuído a duas candidatas – Rita Alves da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta e a Viviana Figueira, da Freguesia de Vale da Pedra. As jovens receberam uma oferta muito especial do restaurante Taxo – Tradição Apurada, que as vai levar numa viagem, por certo, inesquecível.

A Gala decorreu na Praça de Touros do Cartaxo, no dia 18 de setembro e juntou cerca de 800 espetadores num evento que, no âmbito da pandemia de Covid-19, teve lotação limitada devido a medidas de saúde pública.

O Rei e Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo, assim como, as damas de honor e pajens eleitos em 2019, e os jovens distinguidos no mesmo ano com o Prémio Vítor de Sousa, estiveram presentes na Gala para passar o testemunho aos novos eleitos.

Rafaela Oliveira, que foi eleita Rainha das Vindimas em 2019, subiu ao palco também na sua nova condição de 1.ª Dama de Honor da eleição que se realizou recentemente em Pinhel, para Rainha das Vindimas Nacional.

Transmitida em direto no Facebook da Câmara Municipal, a Gala de Eleição está publicada na íntegra nesta rede social, assim como, no canal de Youtube da autarquia.

As seis freguesias do concelho, União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, União de Freguesias de Ereira e Lapa, Freguesia de Pontével, Freguesia de Valada, Freguesia de Vale da Pedra e Freguesia de Vila Chã de Ourique, fizeram-se representar por jovens naturais de cada uma delas. Jovens que viram ser testados os seus conhecimentos sobre o concelho numa prova escrita e as suas capacidades de comunicação e expressão, numa prova de palco.

As candidatas e o candidato foram ainda avaliados numa prova de produção do vídeo “Visitem a Minha Freguesia”, tendo trabalhado para decidir os conteúdos, o guião e a mensagem que pretendiam passar. A Câmara Municipal do Cartaxo disponibilizou um técnico de vídeo e multimédia para apoiar as jovens na produção do vídeo, sendo as decisões e a locução da responsabilidade do candidato e das candidatas.

Ana Bernardino e Gonçalo Patrício voltaram a conduzir a Gala de Eleição que, nesta edição, teve a palavra tolerância como fio condutor. No palco, a noite foi memorável com a atuação do Saint Dominic’s Gospel Choir, da fadista Filipa Maltieiro, de Symone De Lá Dragma e da Companhia Seller Danza com os alunos de dança contemporânea do Conservatório de Música de Santarém, que apresentaram um trabalho coreográfico de Juan Maria Seller.

O candidato e as candidatas desfilaram em traje regional, traje casual e traje de gala – neste último, as candidatas vestiram as criações de Madalena Toscany, que também vestiu a apresentadora, Ana Bernardino. A maquilhagem e os penteados foram da responsabilidade de profissionais do concelho e das freguesias que, uma vez mais, colaboraram de modo voluntário com a Gala e que mereceram especial agradecimento por parte da Câmara Municipal do Cartaxo.

  Fonte: GIC|CMC

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.