Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

OrCam Technologies auxilia jovem com dislexia a ler quaisquer materiais

OrCam Technologies marca Regresso às Aulas com doação de OrCam Read a estudante disléxica do Politécnico de Leiria

Equipa do CRID com a aluna do Politécnico de Leiria

A OrCam Technologies, empresa israelita especialista em tecnologia baseada em inteligência artificial para pessoas que são cegas, disponibilizou a uma estudante da licenciatura de Comunicação e Media da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, o dispositivo OrCam Read, um novo produto que pretende ajudar as pessoas com dificuldades de visão ou de leitura a ler. O aparelho está desenhado para pessoas com dificuldades de leitura derivadas de fadiga, dislexia, afasia ou outras condições, bem como para pessoas que leem grandes quantidades de texto.

Para auxiliar a Joana Gonçalves no regresso às aulas e de forma que a estudante tenha mais apoio nos seus estudos, ser-lhe-á disponibilizado um OrCam Read para a acompanhar. A estudante, com dificuldades em compreender as palavras ao ler em silêncio, vai beneficiar da função de leitura em voz alta do aparelho, algo que facilitará a sua compreensão. Para ler em silêncio nas aulas e durante os exames, bastará conectar os auriculares ao dispositivo.

A mesma tinha tido conhecimento da existência do produto através do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da ESECS do Politécnico de Leiria, onde um aparelho está disponível para ser testado pelas pessoas com deficiência visual e baixa visão, que podem recorrer ao CRID e ficarem a conhecer as suas potencialidades.

“O regresso às aulas costuma ser uma altura que traz algum stress e ansiedade aos estudantes com algum tipo de dificuldade de aprendizagem. Este ano, queríamos ir mais além e oferecer um aparelho como ferramenta de uso escolar a um estudante que precisasse do mesmo para completar os seus estudos. E foi quando tivemos conhecimento da história de superação da Joana, que mesmo com as suas dificuldades está a tirar um curso superior e é uma ávida defensora que devem existir mais apoios para os alunos disléxicos”, diz Fabio Rodriguez, Country Manager de Portugal e Espanha. “Podermos auxiliar pessoas com algum tipo de dificuldade, criando uma experiência personalizada é para nós muito gratificante, e ficamos extremamente contentes por saber que a Joana terá uma melhor experiência escolar este ano devido a este aparelho.”

Joana Gonçalves com a OrCam Read

O OrCam Read já está disponível em Portugal e em português, bem como em múltiplos países e tem a capacidade de ler todas as principais línguas europeias. Utilizando tecnologia baseada em inteligência artificial, o leitor portátil lê e captura em tempo real, texto de qualquer superfície ou ecrã digital. Ao apontar para o texto são ativados dois lasers-guia que fornecem ao utilizador duas opções de leitura: ler tudo ou escolher onde começar a ler. A solução wireless dá ao utilizador feedback áudio instantâneo dos jornais, livros, ecrãs de smartphone, etiquetas, entre outros.

O funcionamento deste dispositivo é totalmente processado offline, sem necessitar de conexão à internet, o que assegura totalmente a privacidade de dados do utilizador. Adicionalmente, para garantir a comodidade dos leitores, poderá ser emparelhado com auriculares via Bluetooth, para que só o utilizador oiça o texto selecionado.

Sobre a OrCam Technologies

A OrCam foi fundada em 2010 pelos empreendedores israelitas Prof. Amnon Shashua (CTO) e por Ziv Aviram (CEO), que também são cofundadores da Mobileye, líder no desenvolvimento de um sistema inovador de prevenção de colisões e para direção autónoma.

O seu primeiro produto, OrCam MyEye é um dispositivo sem fios, leve e do tamanho de um dedo, que lê texto impresso e digital de qualquer superfície em voz alta – em tempo real. Esta capacidade, possibilitada graças a avançada inteligência artificial, torna acessível a leitura de texto em jornais, livros, computadores, smartphones e etiquetas de produtos de supermercado. Algumas características adicionais da solução de assistência passam pelo reconhecimento facial e identificação de cores, notas (dinheiro) e códigos de barras. Em dezembro de 2019, a OrCam MyEye foi selecionada pela revista TIME como uma das 100 melhores de invenções de 2019.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.