Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Jornadas Europeias do Património 2021

EICEL 1920 promove conferência “Património Geológico e Mineiro do Maciço Calcário Estremenho”

José Manuel Brandão, José Alho e Galopim de Carvalho

No corrente ano de 2021 a EICEL1920 e o Clube UNESCO para o Património Cultural voltaram a aderir ao convite da Direção Geral do Património Cultural (DGPC) tendo em vista a participação nas Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, que visa aproximar os cidadãos e realçar a dimensão europeia e o valor do património cultural nos estados signatários da Convenção Cultural Europeia.

Tendo por lema “Património Inclusivo e Diversificado”, a instituição local organizou, no dia 2 de Outubro, uma conferência subordinada ao tema “Património Geológico e Mineiro do Maciço Calcário Estremenho”, que contou com os contributos de um painel constituído pelo Prof. Doutor António Galopim de Carvalho, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Doutor José Manuel Brandão, Geólogo, HTC/ CEF, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e Doutor José Alho, Biólogo, Antigo Diretor do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC).

O evento, a cuja abertura presidiu o Prof. Doutor António Moreira, vice-presidente da EICEL1920, decorreu no auditório do Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior.

Nas exposições apresentadas os preletores deram a conhecer a origem e as características do Maciço Calcário Estremenho, as vantagens de instalação de um espaço museológico capaz de abranger o património geológico e mineiro existente no concelho em interação com a envolvente e sua monumentalidade, bem como as potencialidades decorrentes da integração no Parque Natural da Serra de Aires e Candeeiros, salientando a necessidade de uma alargada participação da sociedade civil e das instituições políticas locais.

A sessão, que contou com a presença do vereador da Câmara Municipal de Rio Maior, Miguel Santos, beneficiou ainda da participação interessada do público assistente, tendo o debate sido moderado pela Juíza Desembargadora Manuela Fialho, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da EICEL1920, que encerrou o evento.

    Fonte: EICEL 1920

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.