Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Vidrala adota solução greenchain da Acciona Energía

Empresas da Marinha Grande Gallo Vidro e SB Vidros vão utilizar energia elétrica 100% renovável

A Acciona Energía, empresa especializada em produção e fornecimento de energias  renováveis, vai fornecer a solução Greenchain à Vidrala Portugal. O Greenchain é um sistema complementar, desenvolvido pela Acciona Energía, que se baseia na tecnologia blockchain, no sentido de rastrear a eletricidade injetada na rede, até ao ponto de consumo. Com isso, permite dar uma garantia às empresas que adotam esta solução quanto à origem 100% renovável da energia elétrica consumida.

Esta solução insere-se na renovação da parceria entre as duas empresas, para o próximo biénio. Desta forma, as duas fábricas de vidro instaladas na Marinha Grande, (Gallo Vidro e SB Vidros) continuarão a consumir energia elétrica limpa, a partir de agora certificada com Garantia de Origem 100% Renováveis, comprovada pela Entidade Emissora de Garantias de Origem e pela Rede Elétrica Nacional.

Nos próximos dois anos serão fornecidos 343 (GWh) de energia elétrica limpa e certificada com Garantias de Origem 100% Renováveis, através da plataforma Greenchain da Acciona Energía.

Acciona Energía e Vidrala renovam contrato para 2021/2022, numa parceria iniciada em julho de 2018. Nos próximos dois anos, a expectativa da Vidrala é que as duas fábricas da Marinha Grande reduzam as suas emissões para a atmosfera em cerca de 100 mil toneladas de CO2.

Para Jorge Escudero, Energy Category Manager da Vidrala, “é um acordo natural, face aos excelentes resultados obtidos no decorrer desta relação estabelecida entre a Vidrala e a Acciona Energía. Desde 2018 verificamos uma contínua diminuição da pegada ecológica da empresa. Mas o caminho rumo a uma plena sustentabilidade é longo e exigente. A solução Greenchain permite-nos, desde logo, aferir a origem da energia elétrica por nós consumida. Consideramos que é mais um passo rumo a uma empresa capaz de conjugar, na sua plenitude, produtividade com responsabilidade social e preocupação pela comunidade onde se encontra inserida”.

Ao longo deste período de sensivelmente dois anos e meio, a empresa diminuiu em 125.000 toneladas o total de emissões de CO2 para a atmosfera, o equivalente a 30.000 veículos retirados de circulação e 90.000 árvores plantadas.

Aprígio Guimarães, Country Sales Manager da Acciona Energía Portugal, declara: “Estamos muito satisfeitos por continuar a contribuir para o cumprimento dos objetivos de sustentabilidade da Vidrala, em reduzir a sua pegada energética de carbono, agora com a garantia sobre uma origem 100% renovável da eletricidade, certificando-a através da plataforma Greenchain.” O responsável comercial para o mercado nacional pretende, pois, “fortalecer esta relação de confiança que já existe há mais de dois anos, com a certeza de que esta parceria tem proporcionado resultados positivos. Queremos, também, continuar a nossa missão em comercializar energia elétrica de fontes totalmente renováveis em Portugal”.

Para além de comercialização, a Acciona Energía soma ainda ativos de produção energética renovável, que já conta com mais de 166MW de potência instalada, entre tecnologias eólica e solar. O seu portfolio em Portugal é constituído por 16 parques eólicos, bem como a Central Solar da Amareleja, uma das maiores centrais fotovoltaicas da Península Ibérica. A central alentejana conta com uma capacidade de 46MWp e é capaz de produzir energia suficiente para 30.000 famílias portuguesas, para além de evitar a emissão de cerca de 90.000 toneladas de CO2 por ano para a atmosfera.

A nível global, a Acciona Energía tem mais de 10.700MW de produção de energia renovável. Em 2020 foi eleita pela sexta vez consecutiva como a utility elétrica global mais sustentável do planeta, segundo o ranking “New Energy Top 100 Green Utilities” elaborado pela consultora independente especializada em mercados energéticos Energy Intelligence.

A empresa comercializa energia 100% renovável a mais de 50 empresas em Portugal, e 500 empresas e instituições em todo o mundo, e oferece um importante contributo para a descarbonização e mitigação das alterações climáticas. No nosso país, entre os clientes Acciona Energía encontram-se referências, como a Coca-Cola, STCP, Sonae Arauco, Makro, Fnac, Bosch ou Danone.

A Acciona Energía é a maior empresa de energia 100% renovável sem legado fóssil do mundo. Possui 11 GW renováveis em 16 países. Com 30 anos de experiência, a Acciona Energía oferece um portfólio completo de soluções energéticas sob medida para que os seus clientes corporativos e institucionais possam cumprir os respetivos objetivos de descarbonização. A Acciona Energía segue os mais exigentes critérios ambientais, sociais e de governance corporativo (ESG). A Acciona Energía S.A., empresa global líder no fornecimento de soluções regenerativas para uma economia descarbonizada, é a acionista de referência da Acciona Energía.

Fonte: Guess Whatt

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.