Edição: 252

Diretor: Mário Lopes

Data: 2021/11/27

Festival Literário e de Cinema de Alcobaça

7ª edição do Books&Movies decorre entre 1 e 21 de novembro e homenageia atriz Isabel Ruth

Isabel Ruth

A 7ª edição do Books&Movies decorre entre os dias 1 e 21 de novembro de 2021 e integra 1 extensão no dia 22 com o cine-concerto de Paulo Praça. A atriz portuguesa Isabel Ruth é a grande homenageada da 7ª edição do Books&Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça.

Nascida em 1940, Isabel Ruth tornou-se num dos grandes símbolos do “Cinema Novo”. Considerada uma das maiores atrizes do cinema português, é presença habitual na cinematografia de Paulo Rocha, que a dirigiu em Os Verdes Anos (1963), Mudar de Vida (1966), O Rio do Ouro (1998), A Raiz do Coração (2000) e Vanitas (2004). Trabalhou regularmente com Manoel de Oliveira em Vale Abraão (1993), A Caixa (1994), Viagem ao Princípio do Mundo (1996), Inquietude (1998), Vou para Casa (2001), O Princípio da Incerteza (2002) e Espelho Mágico (2006).

Foi ainda dirigida por João Botelho (1980 – Conversa Acabada, 1988 – Tempos Difíceis), José Álvaro Morais, Jorge Silva Melo, Lauro António, Jorge Cramez, Eduardo e Ann Guedes, Manuel Mozos, Raúl Ruiz, Margarida Gil, Fernando Lopes, Teresa Villaverde, Pedro Costa, Raquel Freire, Cláudia Tomaz e Catarina Ruivo.

Em 2007, recebeu o Globo de Ouro como Melhor Atriz Cinema, pela sua interpretação em Vanitas, de Paulo Rocha (2005), prémio que iria obter novamente em 2019 pela sua interpretação em “Raiva” de Sérgio Treffaut. A 27 de março de 2018, foi feita Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique.

A atriz estará presente na Gala Books&Movies, marcada para o último dia do festival, 21 de novembro, pelas 18h00 no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro, na qual será homenageada através de um espetáculo especialmente concebido para o efeito pelo pianista alcobacense Daniel Bernardes.

O filme “Verdes Anos” de Paulo Rocha será exibido igualmente no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro, no dia 18 de novembro, pelas 21h30.

Sobre o Books&Movies

Cartaz

Depois de um ano interregno devido à pandemia, o Books & Movies regressa em 2021 para cumprir a sua missão de dar resposta à procura de eventos que contribuam para uma nova forma de cosmopolitismo, em que a arte circule entre todos, para todos.

Alcobaça e o seu mosteiro foram, no passado, espaços privilegiados do ensino público, do engrandecimento da língua portuguesa e do desenvolvimento cultural da região. Hoje, são excelentes cenários naturais de arte, um convite a todos os que têm paixão pela leitura e pela escrita. São, pois, espaços ideais para a partilha entre leitores, autores, editores ou especialistas, professores ou alunos que, no contexto de ensino / aprendizagem atual, procurem descobrir mais sobre a produção literária, aliada a outras expressões, como a cinematográfica, tão evidente nas adaptações de grandes obras literárias.

Foi neste cenário que, em 2014, ano da sua estreia, o festival Books & Movies levou aos cafés e espaços públicos da cidade dezenas de escritores e artistas profissionais, para, num clima de diálogo, de tolerância e de abertura, cativar novos públicos para a leitura e escrita.

Para além dos cafés da zona histórica da cidade, nos quais as tertúlias tiveram lugar, foram também promovidos encontros com os escritores em praças e anfiteatros da cidade, destinados a estudantes, como forma de criar hábitos culturais desde cedo, mostrando às crianças e jovens que a arte literária não se confina à escola e à biblioteca escolar.

Se é nestes lugares que a análise literária começa, é depois, na vida real, e em “conversa” permanente com outras expressões e com outros leitores, que ela se aperfeiçoa, promove o prazer estético e o bem-estar.

O evento, para além das conversas literárias e projeção cinematográfica, incluiu outras iniciativas como exposições, teatro, música, declamação de poesia, workshops de ilustração e atividades lúdicas.

Confira a programação para o público geral da 7ª edição do Book&Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça.

Fonte: GRPP|CMA

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.