Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Integrado Marginal é a primeira biografia que publica

Escritor Bruno Vieira Amaral apresenta biografia de José Cardoso Pires na Biblioteca Municipal de Leiria

Cartaz

O livro “Integrado Marginal, Biografia de José Cardoso Pires”, do escritor Bruno Vieira Amaral, será apresentado pelo autor, sábado, dia 23 de outubro, às 17 horas, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria.

Nesta biografia que dá a conhecer o processo de construção de um escritor, Bruno Vieira Amaral leva o leitor a conhecer a exigência obsessiva e quase doentia, a lentidão no processo de escrita e publicação, e como isso entrava em contradição com a aspiração ao profissionalismo e com a insistência na dignificação do ofício de escritor, que toda a vida José Cardoso Pires, o integrado marginal, defendeu.

Bruno Vieira Amaral nasceu em 1978. Colabora com a revista Ler, com o Expresso e com a Rádio Observador.

O seu primeiro romance, As Primeiras Coisas (Quetzal, 2013), foi distinguido com o Prémio PEN Clube Narrativa, Prémio Literário Fernando Namora, Prémio Time Out e Prémio Literário José Saramago, em 2015.

Em 2016, foi nomeado uma das Dez Novas Vozes da Europa (Ten New Voices from Europe), escolha da plataforma Literature Across Frontiers. O seu segundo romance, Hoje Estarás Comigo no Paraíso (Quetzal, 2017), recebeu o prémio Tabula Rasa 2016-2017 na categoria de Ficção, e o segundo lugar do Prémio Oceanos 2018.

Em 2018, foram reunidos os seus melhores textos dispersos no volume Manobras de Guerrilha e, em 2020, os seus contos em Uma Ida ao Motel, livro que venceu o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, em 2021.

Os direitos dos seus livros foram vendidos para vários países. Integrado Marginal é a primeira biografia que publica.

   Fonte: GRPG|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.