Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

PSD volta a vencer com maioria absoluta

José Bernardo Nunes toma posse para cumprir o seu terceiro mandato na Câmara do Cadaval

Órgãos autárquicos do concelho do Cadaval

A cerimónia de instalação dos órgãos municipais do Cadaval para o mandato 2021-2025, realizou-se no dia 11 de outubro. Tomaram posse o executivo municipal, a Assembleia Municipal e os presidentes de junta de freguesia. O novo executivo municipal é composto por José Bernardo Nunes (PSD), João Filipe dos Reis (PS), Maria de Fátima Moreira da Paz (PSD), Tânia Paulo (PS), Ricardo Pinteus (PSD), Dinis Acácio Duarte (PSD) e David José Ribeiro (PS). O presidente da Assembleia Municipal do Cadaval é Rui Soares, eleito pelo PSD.

José Bernardo Nunes, chefe do executivo, agradeceu o envolvimento de todos os recém-empossados, mas também a todos quantos participaram nas diversas listas. “A democracia só é possível se houver pessoas disponíveis para participar nas listas e para fazerem parte destes órgãos”, disse, afirmando ser cada vez mais difícil encontrar pessoas com disponibilidade para participar nos atos eleitorais, sendo particularmente difícil mobilizar a juventude. “Temos de ser todos nós e os partidos a reinventarmo-nos e a captar jovens para o processo eleitoral”, acrescentou.

Ricardo Miguel, representante parlamentar da CDU, deu “nota negativa” à elevada abstenção das eleições de 26 de setembro, que requer, segundo adianta, “uma avaliação rigorosa das razões que levam a que mais de metade da população não tenha nada para dizer sobre os destinos da sua terra através do voto”. “É imprescindível valorizar e dignificar o papel da Assembleia Municipal face à ação do Executivo”, declarou, acrescentando que o debate eleitoral deve ser alargado aos eleitores, promovendo uma maior aproximação destes aos eleitos, procurando assim “uma interligação entre democracia representativa e democracia participativa”.

Maria João Botelho, representante parlamentar do PS, realçou a importância de “uma estratégia realista e capaz” com vista “a exigir ao Governo e às diferentes instâncias o apoio indispensável para ultrapassar a atual situação de estagnação”. “Os diferentes órgãos autárquicos têm pela frente uma tarefa enorme mas aliciante que estamos disponíveis para abraçar, no respeito pelos princípios do debate democrático e construtivo”, adiantou.

Vítor Pinteus, representante parlamentar do PSD, recordou ser a Assembleia Municipal “o centro do poder local democrático” e “à semelhança do que tem acontecido, continuaremos disponíveis para, em conjunto, debater o que verdadeiramente interessa ao concelho do Cadaval.” “Durante os últimos anos, fomos rigorosos e transparentes na apresentação dos instrumentos de gestão instrumental e financeira propostos pela Câmara Municipal”, declarou, entendendo que o Cadaval cresceu e desenvolveu-se “sem perder a identidade, adaptando-se aos novos tempos, aos novos desafios e às novas necessidades”.

Rui Soares, presidente da Assembleia Municipal reeleito, defendeu um trabalho conjunto com foco no Concelho, para, em conjunto, promover a melhoria “do que ainda precisa de ser melhorado”. “O sentimento que me domina é um sentimento de enorme responsabilidade, mas também o sentimento de quem se sente orgulhoso e honrado pelo reconhecimento democrático nas urnas de voto.”

Relativamente à Assembleia Municipal, tomaram posse, por ordem de eleição: Rui Soares (PSD), Maria João Botelho (PS), Vítor Pinteus (PSD), Tatiana Matos (PS), Eugénia Correia de Sousa (PSD), Diogo Abreu (PS), Nelson Rosa (PSD), Rodolfo dos Santos (PS), Alexandra Sécio (PSD), Idalécia Franco da Silva (PSD), Carla Rodrigues (PS), Ricardo Miguel (CDU), Eduardo Nunes (PSD), Vanda Rodrigues (PS), Liliana Batista (PSD), Telmo Silvestre (PS), Maria Rato Pratas (PSD), António Teixeira dos Santos (PS), João Pereira (PSD), Renata Rodrigues (PSD) e Sónia Gueifão da Silva (PS).

Empossados, na qualidade de membros por inerência da Assembleia, foram os seguintes presidentes de Junta de Freguesia: Telmo Manuel Isidro Santos – Alguber (PSD), Hélder José Ventura Santos – Peral (PSD), André Hermínio dos Santos Trindade – Vermelha (PSD), António Joaquim da Silva Pereira – Vilar (PSD), Pedro Gaspar Rodrigues – Cadaval e Pero Moniz (PSD), Amélia Margarida Rogério da Silva – Lamas e Cercal (PS), Victor Manuel Caeiro dos Santos – Painho e Figueiros (PSD).

A mesa da Assembleia Municipal é constituída da seguinte forma: Rui Soares (presidente da Assembleia Municipal), Maria Eugénia Sousa (1.ª Secretária) e Liliana Batista (2.ª Secretária).

     Fonte: SCRP-CMC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.