Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

De 27 de outubro a 11 de novembro

Festas da Cidade regressam a Torres Vedras com música, gastronomia, inovação e atividade física

Festas da Cidade voltam a contar com os Acordeões do Mundo – Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras

As Festas da Cidade estão de regresso à cidade de Torres Vedras. Música, gastronomia, inovação e atividade física marcam a programação, que se estende entre os dias 27 de outubro e 11 de novembro.

Um dos destaques das Festas da Cidade é a segunda edição do Reserva | Fórum de Inovação de Gastronomia e Vinho, de 30 de outubro a 1 de novembro, entre as 15h00 e as 22h30, no Pavilhão Expo do Parque Regional de Exposições.

O evento vai promover o trabalho dos produtores locais, mas também dar a conhecer projetos inovadores associados ao vinho e à vinha, à gastronomia local, aos produtos endógenos e aos serviços associados. O programa do Reserva integra, ainda, momentos musicais com os Guarda Rios, o Quarteto de José Menezes, Modo Vilão e Triguva, assim como a cerimónia de entrega de prémios dos concursos Pastel de Feijão de Torres Vedras 2021, Vinho tinto e vinho branco de Torres Vedras 2021 e A minha sobremesa tem Pastel de Feijão de Torres Vedras.

Em destaque está, também, a primeira edição do “Seleção Gráfica”, uma atividade de desenho de observação que decorre no dia 30 de outubro, sábado, às 9h30. Uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com a Associação Urban Sketchers Portugal e os Oeste Sketchers que levará os desenhadores a percorrer o Centro Histórico da Cidade e a visitar o Reserva, dando origem a uma exposição com os desenhos realizados.

Este ano, as Festas da Cidade voltam a contar com os Acordeões do Mundo – Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras, com sete concertos a levar artistas nacionais e internacionais ao palco do Teatro-Cine de Torres Vedras. Também as Merendas do Acordeão estão de regresso, garantindo 24 finais de tarde e uma manhã ao som do acordeão, pontuados por provas de vinhos doc, queijo e doces tradicionais.

Entre 27 de outubro e 11 de novembro, o “Menu São Martinho” convida a degustar menus preparados por restaurantes aderentes. Quem provar cinco menus diferentes levará consigo o vinho e o Pastel de Feijão vencedores dos concursos deste ano das Festas da Cidade. Já os agentes económicos do Centro Histórico são convidados a decorar as suas montras em alusão às Festas da Cidade, ao vinho e a São Martinho no concurso “Montras de São Martinho”, com os torrienses a poder participar na eleição da sua montra favorita.

    Festas ao ritmo da música

“Oeste sobre Rodas” é o espetáculo musical itinerante que irá levar Fernando Pereira e a West Band às freguesias do Concelho, no fim de semana de 6 e 7 de novembro. O artista promete revisitar clássicos e vozes, mas aposta, sobretudo, em novas sonoridades e arranjos, viajando através do lounge, do urban pop e da música eletrónica.

Já o “São Martinho, Compras e Vinho” está marcado para os dias 6, 13 e 20 de novembro, com programação própria que levará música, provas de vinho, artes performativas e teatro ao Centro Histórico da cidade de Torres Vedras.

No dia 9 de novembro, terça-feira, às 21h30, Susana Félix apresenta-se no Teatro-Cine de Torres Vedras num espetáculo que reúne as suas canções de maior sucesso e que terá a participação especial de Mafalda Veiga e Pierre Aderne.

Tradição em movimento

“Torres Vedras Night Run Urban Trail” é o primeiro evento a realizar-se em torno da atividade física, com o evento de caminhada e trail noturno a acontecer no dia 30 de outubro, sábado, às 19h30. Segue-se o passeio de BTT “Rota das Adegas” e o Torneio de Petanca da Cidade de Torres Vedras, ambos a 7 de novembro, domingo, às 9h00, e o Torneio de Golfe da Cidade de Torres Vedras, a 11 de novembro, quinta-feira, às 9h00.

Até ao Feriado Municipal está, ainda, a decorrer o Desafio PR-TVD #BeActive 2021, que irá premiar quem, comprovadamente, percorrer a totalidade dos quatro percursos indicados.

De 27 de outubro a 11 de novembro, o Parque Regional de Exposições acolhe uma exposição de máquinas agrícolas antigas, que irão dar forma a um passeio pelas ruas da Cidade no dia 7 de novembro, domingo, às 11h00.

O programa deste ano das Festas da Cidade conta com a habitual celebração da eucaristia em honra de São Gonçalo de Lagos, a 27 de outubro, quarta-feira, às 9h00, na Igreja de Nossa Senhora da Graça, enquanto a sessão solene de celebração do Feriado Municipal de Torres Vedras decorre no dia 10 de novembro, quarta-feira, às 21h00, no Teatro-Cine de Torres Vedras.

     Fonte: GCM|CMTV

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.