Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

Alcobaça

Isabel Ferreira lança em Coz obra Vermelho – Vidas contadas e algumas reflexões partilhadas de 6 comunistas portugueses

Capa do livro

No sábado, dia 13 de novembro, na Associação Desportiva e Cultural de Coz, às 17 horas, decorrerá um evento restrito aos convidados, embora informal, para apresentação da obra “Vermelho – Vidas contadas e algumas reflexões partilhadas de seis comunistas portugueses”, escrito de Isabel Ferreira, licenciada em Política Social (ISCSP – 1992) e mestre em Mediação Intercultural e Intervenção Social (IPL – 2018), publicado pela Lisbon International Press.

É um trabalho de caráter sociológico que se destina, por isso, a um público com interesse nas áreas da sociologia e das ciências sociais e políticas, sobretudo a um público jovem que acede desta forma, com uma linguagem pouco hermética, a conteúdos de cultura geral, da história social e da política nacional.

Com ele procuro explorar uma compreensão dos contextos sociais e de patrimónios socioculturais que possam ter motivado a militância ativa do comunismo. Procura igualmente contribuir para uma melhor compreensão do ativismo nas bases do PCP, desmistificando o próprio Partido, por um lado, e aproximando os leitores de um maior entendimento e pessoalização de quem assume este espaço de intervenção, diluindo barreiras de compreensão, por outro.

Além do reporte biográfico de cada um dos entrevistados, de caráter mais pessoal, a obra apresenta um conjunto de notas de rodapé, com ligação a artigos disponíveis na internet, para aprofundamento dos factos ou de personalidades históricas ou mesmo de organizações. Serve-se, assim, do relato de cada entrevistado para contextualizar, no tempo e no espaço, uma série de acontecimentos nacionais e internacionais que rodearam a nossa história recente enquanto país, que vão desde o Estado Novo até aos dias de hoje.

A esta apresentação diacrónica, soma-se ainda uma contextualização geográfica sumária da envolvente social, política e cultural do microcosmo que envolve cada um dos entrevistados (naturais de Alcobaça, Marinha Grande, Madeira, Nazaré e Fundão).

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.