Edição: 253

Diretor: Mário Lopes

Data: 2021/12/1

Leiria

Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar de Leiria obtém acreditação internacional

Hospital de Santo André

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) é a primeira unidade pública acreditada pela Joint Commission International (JCI). O resultado da auditoria focal realizada virtualmente durante dois dias, por um auditor da JCI, com larga experiência em auditar hospitais em várias partes do globo, validou a prática assistencial da UHD.

«O CHL continua com o selo de acreditação da JCI. A UHD já faz parte de todo o sistema de acreditação do CHL, como todos os outros já fazem desde 2012. Já têm dentro do CHL uma vanguarda do modelo assistencial que está a tornar-se frequente no mundo todo e em complexos hospitalares como o vosso. São sistemas de vanguarda, avançados, que vão ao encontro da necessidade da comunidade que o CHL tem, de estar no domicílio e de estar com o mesmo nível de cuidado, como se estivesse dentro de uma unidade hospitalar do CHL», destacou Paulo Neno, auditor neste processo e responsável pelos processos de homecare da JCI.

Alexandra Borges, vogal executiva do Conselho de Administração do CHL, enalteceu a relevância deste resultado para o CHL. «A qualidade e a segurança em serviços de saúde são uma obrigação ética. Por isso, o reconhecimento pela JCI de que a UHD é um serviço que cumpre os padrões e requisitos de acreditação, é importante para utentes e profissionais do CHL. Estes processos que avaliam a qualidade dos serviços prestados, as estruturas e a adequação dos cuidados às necessidades dos cidadãos, favorecem a confiança que estes depositam no CHL, melhoram a qualidade clínica e organizacional, e valorizam os profissionais que trabalham em locais acreditados e reconhecidos por entidades externas.»

A JCI é uma agência de acreditação internacional, a mais reputada e simultaneamente a mais exigente mundialmente, que acredita instituições de saúde, através da verificação e avaliação de procedimentos e instalações, que devem cumprir as normas internacionais em vigor nos melhores hospitais do mundo, tendo como fim último a prestação dos melhores cuidados ao doente.

«Na Unidade de Hospitalização Domiciliária fomos extremamente criteriosos, como sempre somos, mas também reconhecemos o valor dos cuidados que prestam. São práticas desafiadoras, porque trata-se de cuidar doentes no seu domicílio, pela logística que se impõe nos cuidados de hospitalização domiciliária (logística das equipas, de transporte, de transferência de equipamentos, eventualmente, e de medicamentos), mas nem por isso o nível de cuidados esteve reduzido ou o nível de risco esteve aumentado», salientou Paulo Neno. «Há uma continuidade de cuidado que é possível fazer dentro do domicílio, com níveis de complexidade e níveis de diagnóstico. A UHD tem o mesmo nível de qualidade de serviço e segurança do doente do que qualquer serviço dentro do CHL.»

O relatório final apresenta cinco recomendações, com áreas que ainda podem ser melhoradas: educação para o doente e cuidador; possibilidade de suporte nutricional, medicamentos e privilégios clínicos.

«Esta auditoria valida a excelente prática assistencial que praticam no dia a dia, os cuidados aos doentes, qualidade dos serviços e segurança do doente, comparável a qualquer centro hospitalar que tem o selo de acreditação em mais de mais de 72 países do mundo inteiro», concluiu o auditor da JCI.

Com a criação da Unidade de Hospitalização Domiciliária em junho de 2020, o CHL solicitou uma auditoria focal à JCI, para verificar se todos os processos de prestação de cuidados ao doente em segurança estão assegurados, com o objetivo de estender a acreditação à UHD.

A Unidade de Hospitalização Domiciliária consiste num modelo de assistência hospitalar ao doente agudo com patologia de complexidade elevada, que se caracteriza pela possibilidade de prestação de cuidados no domicílio. A UHD pretende contribuir para humanizar os cuidados de saúde, oferecendo tratamento diferenciado de nível hospitalar no conforto da residência dos doentes, reduzir a taxa de complicações relacionadas com infeções em meio hospitalar, e aproximar o hospital da comunidade. Promover a recuperação funcional e autonomia do doente no seio da sua família, e estimular a participação ativa da família na prestação de cuidados, fazem também parte dos objetivos assumidos por esta Unidade.

Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.