Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

Entre 29 de outubro e 6 de novembro

10.ª edição do festival ‘Caldas nice Jazz’ vai contar com a presença de vários artistas internacionais

Samara Joy

Entre 29 de outubro e 6 de novembro o Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha torna-se palco de mais uma edição do ‘Caldas nice Jazz’. Vão estar presentes artistas de destaque nacional e internacional, como Nik Bärtsch, Orquestra Jazz de Matosinhos e Tod Gustavsen Trio. Mas não só de concertos vive o festival, pode ainda assistir-se a um workshop de improvisação e criatividade ou a uma conferência que propõe uma viagem histórica e musical.

O encerramento, a dia 6, cabe à vencedora do ‘Sarah Vaughan International Jazz Vocal Competition 2019’, Samara Joy que se faz acompanhar do trio Pasquale Grasso.

Logo a dia 29 sobe ao palco um dos mais proeminentes pianistas do mundo, Nik Bärtsch, numa performance a solo que mistura música clássica e improvisação do jazz através da conjugação entre a harmonia ancestral dos sons japoneses e o minimalismo moderno.

No dia seguinte, Carlos Bica apresenta ‘I am the escaped one’, com Daniel Erdmann e Dj Illvibe, numa atuação que combina jazz lírico e indie.

Cartaz

A Orquestra Jazz de Matosinhos, com Direção Musical de Carlos Azevedo e com participação do saxofonista convidado, Tomás Marques vai estar presente a dia 4 de novembro, com a apresentação da última e quarta fase do ciclo itinerante iniciado em 2018 – ‘Viagem Pelo Jazz Português: Novos Talentos’.

Tord Gustavsen, compositor e pianista, regressa a Portugal, a dia 5, numa formação em trio, composta pelo contrabaixo, Ellen Brekken e na bateria Jarle Vespestad. É também o retorno ao formato clássico e instrumental que levou a sua música a um amplo público internacional.

O cartaz inclui ainda a ‘Exposição 7 anos JazzToon’ por Bruno Prates que, desde 2015, tem desenhado os “cabeças de cartaz” do festival e que conta com 45 ilustrações.

A dia 30, o workshop ‘O Círculo da Voz II’ com Manuel Linhares vai dar a conhecer novas formas de trabalhar a voz e criatividade musical, ao dinamizar a criação artística interdisciplinar.

No dia antecedente ao fecho do ‘Caldas nice Jazz’ é possível assistir à conferência ‘Os Grandes Standards do Jazz: Uma Viagem Sonora e Comentada’, pela mão do investigador e autor do programa ‘Jazz 2’, na ‘Antena 2’, João Moreira dos Santos e do cantor, compositor e guitarrista Cláudio Alves. A sessão propõe uma “viagem histórica e musical pelos 25 standards do Jazz mais populares”.

Existem várias modalidades de bilhetes, que variam, por exemplo, entre o passe diário a 15 euros ao livre-trânsito a 65 euros.  A opção estudante e sénior custa 10 euros.

    Fonte: ADBDCommunicare

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.