Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/18

Na impossibilidade de organizar a Feira de Todos os Santos

Viver os Santos vai “montar arraiais” junto à Praça de Touros do Cartaxo

Cartaz

Por ocasião do dia 1 de novembro, a cidade do Cartaxo orgulha-se de oferecer, a muitas centenas de visitantes, uma das feiras tradicionais mais antigas do país – a Feira de Todos os Santos. No âmbito da crise pandémica da doença Covid-19, a Feira não se realizou em 2020 e, em 2021, não será ainda possível voltar a viver a Feira de Todos os Santos na sua plenitude.

A impossibilidade de organizar a Feira de Todos os Santos fez nascer um evento novo – Viver os Santos –, que resulta da união de esforços e vontades entre pessoas e instituições, comerciantes e empresários, associações e coletividades. No fim de semana e no feriado, os visitantes serão os protagonistas principais do evento que não sendo a Feira habitual, será certamente uma grande festa da comunidade.

A ausência da Feira de Todos os Santos não impedirá, no entanto, que o Dia de Todos os Santos possa ser vivido em comunidade. A disponibilidade expressa por diversas associações e juntas de freguesia para organizar um evento que mantivesse o espírito da Feira – um marco na vida da comunidade, de encontro entre gerações, de divertimento e promoção da gastronomia local, de evocação de memórias –, vai merecer o apoio institucional e logístico da Câmara Municipal do Cartaxo.

Desta união de vontades e de esforços, à qual empresários e comerciantes já se juntaram, vai nascer um evento que é, por um lado, um convite à participação da comunidade e, por outro, uma oportunidade para diversas associações do concelho estarem mais próximas da população e recolherem alguns fundos que tão necessários são depois de largos meses de pandemia.

Viver os Santo, é o nome encontrado para designar o que será um ponto de encontro, um lugar de regresso à vida em comunidade, um espaço para dar as boas vindas a um outono que se espera bem mais auspicioso do que o que se viveu em 2020.

Tal como na Feira de Todos os Santos, os divertimentos trarão animação ao centro da cidade e alegria aos rostos dos mais novos, os feirantes voltarão a montar as suas bancas à volta da Praça de Touros e as associações vão trazer iguarias da gastronomia local para deliciar os visitantes.

Viver os Santos está marcado para os dias 30 e 31 de outubro e 1 de novembro, de sábado a segunda-feira, que é dia feriado. A montagem dos carroceis já se iniciou e muita gente, pessoas de todo o concelho, já estão em grande azáfama para receberem os visitantes. As castanhas ainda não estão a assar, mas já é certo que o seu “cheirinho”, não demora a ser convite para que toda a população venha ao centro da cidade Viver os Santos.

  Fonte: GC|CMC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.