Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Investimento global de 320.304,67 euros

Orçamento Participativo do Município de Leiria tem sete propostas vencedoras

Sede da Câmara Municipal de Leiria

Num total de 1170 votos, são sete as propostas que irão ser executadas no âmbito do Orçamento Participativo deste ano, o que representa um investimento global de 320.304,67 euros, sendo que apenas uma das oito propostas submetidas a votação não irá ser contemplada na agenda do Município para 2022.

Na tipologia “Verde ou Imaterial”, a proposta 11 – Celebração dos 80 anos da Revolta do Milho recebeu 128 votos, tendo a ideia 36 – Ecocentro móvel para deposição de diferentes tipos de resíduos e circulação pelas freguesias ficado em segundo lugar com 55 votos.

Já na tipologia “Material”, estavam em concurso duas propostas: a 35 – Criação de espaço museológico na antiga escola básica do Souto de Cima e a 44 – Colocação de estátua/busto do Prof. José Hermano Saraiva no Jardim da vala Real, cada uma com 21 votos.

Os valores atribuídos a cada uma destas tipologias, 315.500,46 e 157.600,23 euros respetivamente, não foi alcançado pelos montantes previstos das propostas, pelo que todas serão incluídas no orçamento do próximo ano.

No sentido contrário, a tipologia “Jovem” contou com quatro propostas a votação, mas apenas as três mais votadas serão executadas: 40 – Criação de zona de lazer e de desporto no pinhal da EB 2/3 Henrique Sommer, Maceira, com 552 votos; 20 – Instalação de iluminação pública na Rua General Norton de Matos, Leiria, com 292 votos; e 30 – Colocação de cobertura exterior (pérgula bioclimática) no Jardim de Infância da Caranguejeira, com 67 votos.

Com 34 votos, ficou excluída a proposta 43 – Colocação de cobertura exterior (pérgula bioclimática) no Jardim de Infância/Escola Básica do Souto do Meio, Caranguejeira.

Serão assim aplicados 320.304,67 euros dos 630.400,92 disponibilizados para este Orçamento Participativo, sendo o remanescente transitado para a edição do próximo ano.

Em 2021, foi apresentado um total de 42 propostas, tendo o júri admitido oito para votação, após verificação do cumprimento das Normas de Participação, nomeadamente a incidência sobre património do Município, a incompatibilidade com os apoios do PRO Leiria ou a previsão de execução pela Câmara Municipal, entre outros.

O Orçamento Participativo tem como objetivos promover a participação informada, ativa e construtiva dos cidadãos e incentivar o diálogo entre os munícipes e os eleitos locais, bem como adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas da população.

Pretende-se ainda contribuir para um a sociedade civil dinâmica e coesa e também aumentar a transparência da atividade autárquica.

    Fonte: GRPG|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.