Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Suspeitos encontravam-se organizados, com tarefas bem definidas

GNR detém quatro homens e uma mulher por furtos em lares de idosos nos concelhos de Pombal e Amadora

Imagens de um assalto a um lar divulgadas pela GNR

A Unidade de Intervenção, através da Secção de Investigação Criminal do Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE) da GNR realizou, no dia 8 de novembro, uma operação policial no âmbito de um inquérito criminal, que culminou na detenção de quatro homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 25 e os 54 anos, nos concelhos de Pombal e Amadora.

No decorrer da monitorização e análise da atividade criminal, detetou-se vários furtos em lares de terceira idade, centros de apoio social e edifícios similares, cujo objetivo do crime seria a extração dos cofres ali existentes, que em regra continham avultadas quantias em dinheiro e vários bens.

Pela dispersão territorial do fenómeno, com maior incidência nas regiões Centro e Norte do país, foi o inquérito e a investigação centralizada na Unidade de Intervenção, em coordenação com todo o dispositivo policial.

Através das diversas diligências de investigação, foi possível apurar a estrutura hierárquica do grupo e o respetivo modus operandi, que consistia em realizar reconhecimentos para explorarem as vulnerabilidades de vários lares e instituições e posteriormente, em regra durante a noite, fazerem a intrusão nas instalações através de arrombamento ou escalamento, para se apoderarem dos cofres e dos valores de alguns utentes.

Os suspeitos encontravam-se organizados, com tarefas bem definidas na sua atuação, desde a pesquisa dos alvos, à condução dos veículos usados e ao manuseamento de ferramentas para o arrombamento.

Três dos detidos já tinham antecedentes criminais, sendo que um deles já tinha cumprido pena de prisão por homicídio e outros dois por furtos, burlas e detenção de arma proibida.

Após as diligências policiais, foi dado cumprimento a 12 mandados de busca, sete domiciliárias e cinco não domiciliárias, em viaturas, nos concelhos de Pombal, Coimbra, Famalicão e Póvoa de Varzim, das quais resultaram, entre outras, as seguintes apreensões:

4 veículos automóveis e 1 reboque; Cerca de 13.800 euros em numerário; 1 arma de fogo 6.35mm e 6 munições; 188 doses de folhas de canábis; 994 doses de haxixe; Diversos objetos em ouro e joalharia; 3 computadores portáteis; 16 Telemóveis; 2 aparelhos GPS; 3 cofres; 2 carros de transporte de objetos; 3 Walkie-Talkies; 1 câmara endoscópica; 1 máquina fotográfica; Diverso material de corte e arrombamento; 1 escada telescópica; Várias cordas; Vestuário, várias luvas e gorros passa-montanhas; 3 lanternas.

As detenções ocorreram no decorrer da operação policial, que contou com a colaboração de várias Unidades da GNR, nomeadamente com o reforço das equipas dos Núcleos de Investigação Criminal dos Destacamentos Territoriais de Pombal, Leiria, Barcelos, Santo Tirso e Anadia bem como o apoio da Polícia de Segurança Pública.

Os detidos foram presentes no Departamento de Investigação e de Ação Penal (DIAP) de Lisboa no dia 09 de novembro, tendo sido aplicadas as seguintes medidas de coação: quatro detidos em prisão preventiva  e um dos detidos com termo de identidade e residência.

Veja o vídeo produzido pela GNR

    Fonte: GI|GNR

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.