Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/18

Atendimento e acompanhamento confidencial e gratuito

Gabinete de Apoio à Vítima inaugurado no Cadaval

A APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima inaugurou, a 10 de novembro, o Gabinete de Apoio à Vítima do Cadaval, localizado no Pátio do Município. A abertura do GAV Cadaval resulta de um protocolo de cooperação, assinado entre o Município do Cadaval e a APAV, com o objetivo de criar uma resposta que apoie as vítimas de qualquer tipologia de crime, bem como familiares e amigos/as.

A cerimónia de inauguração contou com a presença de José Bernardo Nunes, presidente da Câmara Municipal do Cadaval, bem como de João Lázaro, presidente da APAV, entre diversos representantes de entidades locais com responsabilidades neste domínio.

Contou ainda com a especial presença da cadavalense Maria Raquel Ribeiro, associada fundadora da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, tendo sido inaugurada a Sala Maria Raquel Ribeiro, em homenagem e celebração da sua vida, que já conta com 96 anos.

Situado na antiga sede da Câmara Municipal, no Pátio do Município (vila do Cadaval), o GAV Cadaval disponibiliza apoio emocional, jurídico, psicológico, social e prático, com atendimento e acompanhamento confidencial e gratuito.

Com a abertura desde novo serviço, a APAV alarga a amplitude da sua rede nacional de serviços de proximidade, que inclui Gabinetes de Apoio à Vítima, Equipas Móveis de Apoio à Vítima, Polos de Atendimento em Itinerância, Sub-Redes Especializadas, Casas de Abrigo, Sistema Integrado de Apoio à Distância e Linha Internet Segura.

Segundo avançou José Bernardo Nunes, na ocasião, «o que se pretende aqui é criar um núcleo que permita apoiar as vítimas, que sabemos existirem».

«O mais grave será, muitas vezes, a vergonha que as próprias vítimas têm de denunciar os casos que lhes acontecem. Julgo que a APAV pode ajudar a quebrar esse tabu e ainda a criar condições para que a violência não ocorra», notou o presidente. «Espero que contribuam para a redução da violência quer no concelho do Cadaval, quer na nossa região», acrescentou.

João Lázaro, presidente da APAV, agradeceu a presença e cooperação camarária, bem como das demais entidades locais, tendo destacado a presença de Maria Raquel Ribeiro, que, segundo o próprio, «sempre foi muito presente; sempre foi um modelo e uma inspiração [para a APAV]».

«O Gabinete de Apoio à Vitima do Cadaval vai estar em interligação numa zona mais vasta que é a região do Oeste e da Comunidade Intermunicipal do Oeste, assim como toda a rede APAV, que nesta altura são cerca de 70 serviços de proximidade», explicou o responsável associativo.

João Lázaro realçou ainda a não menos importante «interligação com entidades como a Segurança Social, polícias, câmara municipais, e todas as organizações privadas e públicas de 3.º setor que, de alguma forma, na sua missão, lhes toca a vítima».

Patrícia Ferreira, técnica gestora do Gabinete de Apoio à Vítima do Cadaval, referiu já estar a ser desenvolvido trabalho «no terreno» há praticamente dois meses. «A Câmara Municipal e todas as entidades envolvidas têm sido extraordinárias na colaboração connosco para efetivação dos direitos das vítimas de crime, de forma a que consigamos efetivamente protegê-las», declarou.

«Quero agradecer ao senhor presidente e vice-presidente pela colaboração que têm tido para connosco ao longo de todo este processo, certa de que no futuro traremos aqui uma resposta especializada/qualificada ao território», acrescentou a responsável.

Após visita às instalações e momento de discursos, João Lázaro convidou o elemento mais novo da família de Maria Raquel Ribeiro para se juntar ao descerrar da placa alusiva à atribuição do nome desta ilustre concidadã, que tão distinto trabalho desenvolveu no domínio da intervenção social.

O Gabinete de Apoio à Vítima do Cadaval pode, por agora, ser contactado pelo seguinte email apav.cadaval@apav.pt, indo posteriormente divulgar o respetivo número de telefone fixo.

  Fonte: BF|SCRP|CMC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.