Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/18

Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche

Centro Hospitalar do Oeste admite congestionamento nos Serviços de Urgência mas garante situação estabilizada

Unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste

Na sequência das notícias veiculadas sobre os Serviços de Urgência do Centro Hospitalar do Oeste, reconheceu, no dia 14 de novembro, que os Serviços de Urgência do Hospital de Caldas da Rainha e do Hospital de Torres Vedras têm estado muito congestionados nos últimos meses, devido à elevada afluência de doentes. O movimento na Urgência Geral, desde junho, tem sido idêntico ao registado no período pré-pandemia, agravado em 2021 pela existência das Áreas de Atendimento Respiratório (ADR) para o COVID-19, que têm registado de igual modo elevada procura. Contudo, este domingo, os Serviços de Urgência mantêm-se em funcionamento, com a situação estabilizada, garantindo a prestação de cuidados à população da sua área de influência, apesar dos constrangimentos identificados.

Salienta-se que o Centro Hospitalar do Oeste procedeu à contratação de vários enfermeiros e outros profissionais de saúde desde abril de 2020, para resposta às necessidades de atendimento decorrentes da pandemia e outras resultantes do aumento de atividades. Concretamente no que respeita aos Serviços de Urgência de Caldas da Rainha e de Torres Vedras, exercem funções mais 13 enfermeiros em cada serviço, comparativamente com o período pré-pandemia. Para além das referidas contratações, estão a decorrer processos de autorização para a contratação de enfermeiros e de outros profissionais de saúde, como por exemplo de assistentes operacionais.

Esta estratégia de dotação de recursos humanos adequados às necessidades, bem como as contratações entretanto ocorridas, têm sido permanentes, e não decorrem das ações de protesto verificadas nos últimos dias, mas sim de medidas de gestão, visando sempre a segurança de utentes e profissionais.

O Centro Hospitalar do Oeste refere também que, apesar do esforço para contratação de enfermeiros, nem sempre os processos de contratação foram preenchidos em pleno por falta de candidatos ou por desistência dos mesmos no momento da celebração do contrato.

Tendo em conta a elevada afluência aos Serviços de Urgência, apela-se aos utentes que utilizem as urgências hospitalares apenas em situações realmente urgentes. Recorda-se que, salvo situações emergentes, antes da vinda à urgência devem contatar a Linha SNS 24 – 808 24 24 24, que disponibiliza aconselhamento e encaminhamento em situação de doença.

O Centro Hospitalar do Oeste assegura que tem envidado todos os esforços e continuará a adotar as medidas necessárias para dar a melhor resposta na prestação de cuidados de saúde à população.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.