Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Em reunião com a ministra da Saúde

Presidentes dos 5 municípios do Estuário do Tejo pedem garantias de funcionamento do Hospital de Vila Franca de Xira

Marta Temido

Os presidentes das Câmaras Municipais de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira foram recebidos, em Lisboa, na tarde de quinta-feira, 11 de novembro, pela ministra da Saúde, Marta Temido.

Os autarcas representantes da área do Estuário do Tejo, e abrangidos pelo Hospital de Vila Franca de Xira, levaram à governante as suas preocupações relativamente à capacidade de resposta das unidades de saúde que servem as suas populações.

As principais preocupações prendem-se com a falta de recursos humanos, nomeadamente de médicos, quer no hospital, quer nos Centros de Saúde dos cinco concelhos envolvidos. Esta questão apresenta-se particularmente urgente face à entrada no tempo de inverno, bem como à exigência do intenso processo de vacinação que está em curso, não esquecendo o facto de largos milhares de utentes não terem médico de família atribuído.

A ministra Marta Temido afirmou estar atenta à situação e, sem assumir promessas concretas, mostrou-se solidária com os presidentes das câmaras no esforço de procurar melhorar a prestação dos cuidados de saúde aos cerca de 250 mil habitantes desta região.

Os cinco municípios irão continuar a acompanhar a situação de forma conjunta e articulada, mantendo-se disponíveis para colaborar com a Administração Central na busca de soluções para o reforço do serviço público de saúde à disposição dos seus munícipes.

 Fonte: JB|DCI|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.