Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Primeira cidade portuguesa a submeter o documento

Grupo de trabalho enviou o Bid Book de Coimbra 2027: Candidatura a Capital Europeia da Cultura

Luís de Matos e José Manuel Silva

É oficial. A Candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2027 (CEC 2027) já foi entregue. Coimbra foi, aliás, a primeira cidade portuguesa a submeter o Bid Book da Candidatura. O documento – que agrega o trabalho desenvolvido durante o percurso de preparação e, ainda, as grandes áreas em torno do qual será estruturado o programa de Coimbra 2027 – foi enviado para análise do júri internacional esta terça-feira, 16 de novembro. A apresentação oficial acontece a 1 de dezembro.

Para Luís de Matos, coordenador do Grupo de Trabalho da Candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2027, “este é um momento inigualável”. “Ver materializada a caminhada percorrida nos últimos anos, o trabalho de centenas de pessoas que querem fazer de Coimbra o epicentro da Cultura e os grandes sonhos que temos para o Município no âmbito da CEC 2027 é, sem dúvida, o momento mais alto deste percurso”, acrescenta. E conclui: “Não posso deixar de agradecer toda a entrega deste Grupo de Trabalho, nem de destacar o apoio do Município e de todos os parceiros que quiseram, desde o primeiro dia, fazer parte deste projeto”.

José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, destaca, por sua vez, a importância desta Candidatura e deste título para toda a região Centro. “Esta foi, desde o primeiro dia, uma Candidatura inclusiva. Uma Candidatura que conseguiu ultrapassar as fronteiras do nosso Município e que conseguiu reunir e valorizar o que de melhor toda esta região tem”, refere. E acrescenta: “Acredito, por isso, que o título de Coimbra 2027 será um importante elo de ligação e que nos permitirá elevar o que de melhor Coimbra, mas não só, tem para oferecer”.

Evento de apresentação do Bid Book acontece em dezembro

O Município de Coimbra está, agora, a preparar o evento de apresentação do Bid Book da Candidatura. O momento, que dará a conhecer as linhas gerais do documento e, ainda, as grandes áreas programáticas acontecerá já no próximo dia 1 de dezembro, em Coimbra, sendo que o programa desse dia será anunciado na próxima semana. A decisão do júri internacional e a divulgação da shortlist com as cidades selecionadas deverá ser conhecida até ao final do primeiro trimestre de 2022.

Fonte: Central de Informação

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.