Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/16

Torres Vedras

Bluefest promove em Santa Cruz reflexão sobre economia azul e sustentabilidade

Cartaz

Bluefest é o fórum que irá promover a reflexão em torno da transição para uma economia azul, o desenvolvimento sustentável e a saúde dos oceanos. “A Ciência, novas tecnologias e inovação para um oceano sustentável” é o tema do Bluefest, que decorre a 30 de novembro, na Noah Surf House, em Santa Cruz.

O evento pretende assumir-se como um fórum de caráter global, onde serão partilhadas as melhores práticas mundiais, com destaque para soluções sustentáveis, em linha com os princípios da economia circular e regenerativa. Paralelamente, o Bluefest pretende contribuir para uma maior literacia dos oceanos.

A conferência inaugural está marcada para as 10h00, com Margarida Marques, eurodeputada, Luís Campos e Cunha, professor catedrático da Nova SBE, e António José Correia, do Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar. Mas durante a manhã, o destaque vai para a sessão “O baú de tesouros afundado: decifrando o genoma do Oceano”, às 12h00, com Carlos Duarte, ecologista marinho e principal orador do evento.

Ao longo do dia, um vasto leque de oradores irá participar em sessões sobre grandes temas como literacia oceânica, comunidades costeiras, pesca, gestão costeira, lixo marinho, erosão costeira, aquacultura e educação ambiental. Serão, ainda, apresentados projetos locais, como a Área Marinha Protegida | Reserva Foz Azul e o Grupo de Ação Local ecoMAR.

A sessão de encerramento está marcada para as 19h00 e irá contar com a participação da secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho.

 Fonte: ACM|CMTV

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.