Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Equipamento possibilita a realização de todos os estudos vasculares

Centro Hospitalar de Leiria investe 800 mil euros em angiógrafo digital no Serviço de Imagiologia

Novo angiógrafo digital do Centro Hospitalar de Leiria

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) tem um novo angiógrafo digital já em funcionamento no Serviço de Imagiologia no Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, um investimento no valor de cerca de 800 mil euros. «A mais recente aquisição, um angiógrafo de última geração, que substituiu o equipamento já descontinuado, vai não só permitir a realização de estudos de patologia hepato-bilio-pancreática com elevada qualidade, assim como a realização de todos os estudos vasculares, quer na área da Radiologia quer na Neurorradiologia», explica Vítor Pardal, diretor do Serviço de Imagiologia.

«Permitirá igualmente a implementação de alguns atos de radiologia de intervenção, por exemplo, alguns tipos de biópsias, embolizações vasculares e outras, assim como a manutenção da atividade da gastroenterologia, nomeadamente no que refere à Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), exame que envolve parte do sistema digestivo que inclui a vesícula biliar, o pâncreas e os canais que drenam estes órgãos, bem como o fígado», revela o diretor da Imagiologia. «É assim um equipamento de primordial importância num Serviço de Imagiologia atual e moderno, que impede que o CHL tenha de recorrer a outras instituições para resolver alguns quadros clínicos de alguns destes doentes, e num centro hospitalar que possui um Centro de Referência de Patologia Bilio-Pancreático».

A substituição, aquisição e instalação do angiógrafo foram autorizadas pela tutela, ao abrigo da Lei de Orçamento de Estado, que preconiza que, em 2021, o Governo proceda à substituição dos equipamentos cujo tempo de vida útil previsto e respetiva amortização nos estabelecimentos hospitalares tenha sido ultrapassado, bem como ao investimento na sua modernização e inovação tecnológica. O CHL foi uma das cinco unidades de saúde nacionais contempladas por esta medida.

Angiógrafo de última geração, substituiu o equipamento já descontinuado

«O CHL tem vindo a atualizar e modernizar os seus equipamentos do Serviço de Imagiologia, o que será também um fator motivador para a fixação de recursos humanos, nomeadamente médicos radiologistas, mas também de outras áreas profissionais, sejam enfermeiros ou técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica», defende Vítor Pardal.

Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, salienta que «a entrada em funcionamento do novo angiógrafo possibilita a maior oferta de exames aos nossos utentes, com um sistema tecnologicamente mais avançado e que visa apoiar, de forma mais célere e eficaz, estudos, e também realizar outras técnicas de intervenção vascular, assim como implementar outras técnicas terapêuticas na área da Oncologia».

      Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.