Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Ex-deputada de “Os Verdes”

Heloísa Apolónia volta a ser a 1ª candidata da CDU pelo Círculo Eleitoral de Leiria às eleições legislativas de 2022

Heloísa Apolónia

A Coligação Democrática Unitária – PCP/PEV tornou público, no dia 24 de novembro,  que a 1ª candidata da lista da CDU no Círculo Eleitoral de Leiria às eleições legislativas de 30 de Janeiro de 2022, é Heloísa Apolónia, jurista e dirigente do Partido Ecologista “Os Verdes”.

Heloísa Apolónia tem 52 anos de idade. É Jurista, Mestre em Cidadania Ambiental e frequenta, atualmente, um doutoramento em Ciência Política. Foi representante da Ecolojovem – Juventude do Partido Ecologista «Os Verdes» – no Conselho Nacional da Juventude e no Conselho Consultivo da Juventude. É Membro do Conselho Nacional do MDM – Movimento Democrático de Mulheres. Foi eleita na Assembleia Municipal da Moita e vereadora na Câmara Municipal de Oeiras.

Foi Deputada do Partido Ecologista «Os Verdes» à Assembleia da República nas VII, VIII, IX, X, XI, XII e XIII Legislaturas. Foi Membro da Comissão Parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, e da Comissão Parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas.

É membro do Conselho Nacional e da Comissão Executiva do Partido Ecologista «Os Verdes».

A recandidatura de Heloísa Apolónia como 1ª Candidata da CDU no Distrito de Leiria é assumida na sequência das eleições legislativas de 2019 em que foi também 1ª candidata da CDU por este círculo eleitoral, e persegue dois objetivos essenciais:

– Dar prioridade, com uma candidatura encabeçada por uma das mais destacadas dirigentes do Partido Ecologista “Os Verdes”, às questões do desenvolvimento sustentável e da defesa do meio ambiente num Distrito onde se acumulam consequências e persistem perigos de novas tragédias ambientais, económicas, sociais e humanas – como os incêndios de Pedrogão Grande e do Pinhal de Leiria – e onde se acumulam vários problemas relacionados com a preservação do meio ambiente, dos recursos naturais e do património paisagístico e natural. Num momento em que as questões ambientais e climáticas assumem uma grande centralidade, a candidatura da CDU, encabeçada por Heloísa Apolónia, irá dar prioridade ao combate concreto às fontes de poluição que persistem em vários concelhos, à defesa do transporte rodoviário como eixo estruturante do direito à mobilidade no Distrito de Leiria, à defesa da biodiversidade, geodiversidade e património natural do Distrito, à intervenção em torno de questões concretas como o Rio Liz e o Rio Alcoa, a Lagoa de Óbidos, a Reserva das Berlengas, o Promontório da Nazaré, a Serra do Sicó, o Pinhal Interior Norte, a Mata Nacional de Leiria, a pequena e média agricultura local, a silvicultura, entre várias outras.

–  Assumir, com confiança, o objetivo do reforço da CDU no Distrito de Leiria, com a eleição, pela primeira vez desde há vários anos, de uma deputada à Assembleia da República pelo Distrito de Leiria.

A Coligação Democrática Unitária realizará no próximo dia 11 de Dezembro, Sábado, na Cidade de Leiria, pelas 15:00h, em local a indicar, uma iniciativa pública de apresentação da agora anunciada 1ª Candidata da CDU, da restante Lista de Candidatos da CDU pelo círculo eleitoral de Leiria e da Mandatária Distrital da CDU.

A primeira ação de pré-campanha da 1ª Candidata da CDU será dedicada à valorização do trabalho e dos trabalhadores, com a realização de um encontro com ativistas e dirigentes sindicais a realizar no próximo dia 29 de Novembro, Segunda-Feira, na cidade de Leiria, em local e hora a indicar brevemente.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.