Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Com atividades entre 1 de dezembro e 6 de janeiro

Município da Lourinhã desenvolve programa de Natal pensado para todas as gerações

Cartaz

O município da Lourinhã desenvolveu um programa de natal pensado para as diferentes gerações, onde a cultura, as tradições e o património histórico do concelho assumem os principais papéis. O programa de natal contempla atividades entre 1 de dezembro e 6 de janeiro. Destaque para o Roteiro de Presépios de Rua, sobre o qual haverá detalhes no dia 1 de dezembro.

A Animação de Natal tem início às 10h00, com a visita do Pai Natal à vila onde não faltará, durante todo o dia, animação de rua. Pelas 14h30, a magia dos contos de fadas visita a AMAL, com a peça de teatro “Bela Adormecida, numa adaptação e encenação de Fernando Gomes, com música de José Salgueiro e de Alexandre Dinis. O espetáculo é da companhia de teatro TeatroEsfera. Às 18h00 acendem-se as luzes de natal, sendo ponto de encontro a Praça José Máximo da Costa. Este ato simbólico será da responsabilidade do presidente da Câmara Municipal, João Duarte de Carvalho, seguindo-se uma atuação do Coro Municipal da Lourinhã.

A 2 e a 3 de dezembro, as escolas levam os mais pequenos a ver ou rever a peça de teatro “A Bela Adormecida. Inspirada na história original de Charles Perrault, é uma adaptação de Fernando Gomes.

Sábado, 4 de dezembro, começa com animação musical pelas ruas da vila, seguindo-se contos de natal, pelo grupo Contadeiras. Às 15h00, os fãs de cinema de animação poderão ver Upss, 2 – A Aventura continua, no Auditório Dr. Afonso Rodrigues Pereira, seguindo depois para a AMAL, onde podem assistir ao teatro de marionetas “A ver navios”. O espetáculo conta a grande aventura de D. João VI e toda a sua corte no Brasil, num elenco que conta com cerca de 20 marionetas de fios que representam a corte e, como não podia deixar de ser, Napoleão Bonaparte.

A 5 de dezembro, a Animação de Natal segue para o Paço, onde o Coro Municipal da Lourinhã se junta ao Grupo Coral Stella Maris, de Peniche, num concerto promovido pela União Recreativa Desportiva e Cultural do Paço (URDC). A entrada é livre, sujeita a inscrição e reservada, até 28 de novembro, a sócios. Depois desse período, as inscrições serão abertas ao público em geral, até ao limite de lugares disponíveis, havendo ainda transmissão, em direto, na página de Facebook da URDC.

O fim-de-semana de 11 e 12 de dezembro traz à vila animação musical e arruadas, mas também o “Natal do Texugo Rabugento”, de Paul Bright, numa relaxante Hora do Conto com Yoga, que acontece na Biblioteca Municipal da Lourinhã. No período da tarde, todos aqueles que gostam de correr não podem faltar à prova de atletismo “São Silvestre Vítor Baptista”. Uma organização do Sporting Clube Lourinhanense, com o apoio da Associação de Atletismo de Lisboa, que levará os participantes, a partir dos 16 anos, da Lourinhã até ao Lugar da Areia Branca. Para os mais novos, a corrida decorrerá na vila.

Na noite de 11 de dezembro, a AMAL recebe a comédia “Condenadas mas pouco”, com Marina Albuquerque e Paloma del Pillar. Com texto e encenação de Marisa Carvalho, o espetáculo conta a história de mãe e filha, duas reclusas que tratam a prisão como uma segunda casa, exceto quando estão a tentar fugir, algo em que ambas são peritas.

A AMAL exibe ainda, a 12 de dezembro, o seu Concerto De Natal, com atuação da Banda Filarmónica da AMAL e apresentação do Coro Juvenil da AMAL.

Também nesse fim-de-semana, o artista lourinhanense Tiago Quintans percorrerá as ruas do Moledo, declamando poesia Porta a Porta, onde, sem horário e local definidos, procurará surpreender a população.

A 15 de dezembro, será feita a apresentação e oferta do jogo desenvolvido pela Science4you “Napoleão Bonaparte, o princípio do fim”, aos Agrupamentos de Escolas da Lourinhã. A sessão será transmitida ao vivo na página de Facebook do município da Lourinhã.

O fim-de-semana de 18 e 19 de dezembro começa com animação musical e arruadas, seguindo-se teatro de rua com a peça “Contos e Fadas” e, à noite, o concerto de Best Youth, banda que encerra, às 21h30, na AMAL, o ciclo Sons na Vila 2021. Formada por dois jovens músicos do Porto, Ed Rocha Gonçalves e Catarina Salinas, as suas canções, compostas em inglês, podem ser descritas como um cruzamento entre indie rock e dream pop eletrónico.

Domingo, 19 de dezembro é dedicado aos bebés, com a peça de teatro “A cor do limão”, produzida pela Andante Associação Artística, com encenação de Fernando Ladeira, poemas de Fernando Pessoa, interpretação de Cristina Paiva e ilustrações de Mafalda Milhões.

Entre o dia 6 de dezembro e o dia 6 de janeiro, todo o concelho da Lourinhã será palco de um Roteiro de Presépios de Natal, numa ação destinada a todas as entidades públicas e privadas e munícipes, promovida por Rui Cruz (RuiArt) e João Francisco. Todos os esclarecimentos sobre este roteiro serão dados a 1 de dezembro, visto que ainda se encontra em fase de inscrições.

Mais informações sobre a programação de natal poderão ser consultadas no site do município da Lourinhã, que este ano apresenta um menu exclusivamente dedicado ao natal, bem como na página de Facebook, no perfil de Instagram, no podcast Aqui não há só Dinossauros ou subscrevendo a newsletter do município da Lourinhã.

    Fonte: CL|GCI|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.