Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

1200 figuras vão estar patentes no Edifício da Resinagem

Presépio Filipe Ferreira volta à Marinha Grande e dá destaque ao Nascimento de Jesus

A Procissão: um do quadros do Presépio de Filipe Ferreira

Considerado um dos maiores da região, o Presépio de Filipe Ferreira estará patente no Edifício da Resinagem, no Centro histórico da Marinha Grande, por mais um ano.

Com inauguração prevista para dia 4 de dezembro, o Presépio Tradicional de Filipe Ferreira retrata, além da centralidade do Nascimento do Jesus muitos usos, costumes e tradições portuguesas.

O Presépio estará exposto numa área de 50 m2, com cerca de 1200 figuras de barro e outros materiais, e dezenas de outras peças criadas pelo autor, criando cenários que nos fazem recuar no tempo.

Este ano a prioridade foi dada ao destaque do Nascimento de Jesus, foi por isso criado um novo estábulo, bem como uma estalagem e diversas casas que certamente marcarão os visitantes.

Destaque ainda este ano para o investimento na pormenorização de algumas peças, nomeadamente dois novos moinhos de vento, sendo que no interior de um deles pode ser visto ao pormenor as mós a moer os cereais. Também no rio se encontra uma nova azenha, onde pode ser contemplado um lagar de azeite, com as suas mós para moer a azeitona e a respetiva prensa.

A par destas e outras novidades, poderão encontrar neste Presépio muitos outros elementos que o tornam único, desde um mercado com inúmeras barraquinhas; tascas e tabernas; ofícios como o ferreiro, o carpinteiro ou o oleiro; os trabalho rurais com os lavores no campo e o lavrador com o seu arado em movimento, a vindima e a pisa das uvas, os currais dos animais com as galinhas a picar o milho ou os porcos a comer, entre outros, e uma área dedicada às festas e romarias, onde além da Igreja não faltarão os jogos tradicionais, com o homem a subir o pau do sebo, ou o rancho a dançar e a procissão, também em movimento.

A água tem uma forte presença neste Presépio, com diversas cascatas, e fontes de água que trazem vida ao Presépio, bem como dezenas de elementos com movimento que dão um especial encanto a todo o Presépio e o destacam ainda mais, como é o caso dos soldados nas muralhas, o burro com a nora, os rebanhos de ovelhas, as galinhas a picar o milho os homens a jogar ás cartas, o oleiro a moldar o barro, ou o parque infantil com os baloiços,  o lago com os patos, os lenhadores a serrar a lenha, ou o homem a assar um porco no espeto, não podendo esquecer os Magos a chegar ao estábulo, entre muitas outras.

Todos estes elementos tornam este Presépio singular em toda a região, com a inauguração agendada para dia 4 de dezembro, o mesmo poderá ser visitado até dia 9 de janeiro de 2022 de terça-feira a domingo -10h00-13h00, 14h00-18h00.

    Fonte: PFF

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.