Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

“O Caminho do Burro” é apresentado este sábado

Paulo Moreiras assinala 20 anos de carreira literária em Leiria com apresentação de livro de contos

O novo livro de Paulo Moreiras, “O Caminho do Burro”, será apresentado este sábado, dia 4 de dezembro, pelas 17h00, na Biblioteca Municipal de Leiria, com a presença do autor e de Luís Mourão.

Com “O Caminho do Burro”, Paulo Moreiras assinala o arranque das comemorações dos seus vinte anos de carreira literária, a decorrer até final de 2022 com a publicação de mais obras.

Editado pela Visgarolho, editora de Aveiro, “O caminho do Burro” é uma antologia que reúne doze dos melhores contos do autor, incluindo um inédito, e que Paulo Moreiras foi escrevendo e publicando entre 1996 e 2017, em diversas publicações dispersas.

Nesta antologia encontramos contos em que o picaresco e a malícia do povo português andam de braço dado com as invejas e as cobiças de gente ruim e sem escrúpulos. Uns à procura de uma vida melhor, do amor, da amizade e outros a engendrar estratagemas a fim de estragar os bons planos do vizinho. Um retrato irónico, mordaz e cheio de humor sobre as grandezas e misérias de ser português, com os seus toques de malandro, pinga-amor e desenrascado. Tudo embrulhado pela riqueza vocabular a que Paulo Moreiras já nos habituou. Contos para comer, beber e rir por mais, que assim se dizem as verdades.

O autor Paulo Moreiras

Foi em setembro de 2002 que Paulo Moreiras publicou o seu primeiro romance, “A Demanda de D. Fuas Bragatela”, através da editora Temas e Debates, o qual obteve grande acolhimento junto da crítica e foi finalista de inúmeros prémios literários.

Em 2009, publicou “Os Dias de Saturno”, com a editora QuidNovi, que foi galardoado com o Prémio Gourmand, na categoria “Best Culinary History Book”, atribuído por um júri internacional do concurso “Gourmand World Cookbook Awards 2010”. O seu terceiro romance, “O Ouro dos Corcundas”, foi publicado em 2011, pela Casa das Letras.

Paralelamente, Paulo Moreiras também se tem destacado pelos livros dedicados à Gastronomia, com títulos como “Pão & Vinho – mil e uma histórias de comer e beber” (Dom Quixote, 2014), galardoado com o Prémio Gourmand “Best Drink Writing”, pelo júri internacional dos “Gourmand World Cookbook Awards 2014”, e o muito aplaudido “Elogio da Ginja” (QuiNovi, 2006), galardoado com os Prémios Gourmand “Best Single Subject Cookbook” e “Best Cookbook Photography”, pelo júri internacional dos “Gourmand World Cookbook Awards 2006”.

Referência também à coleção de opúsculos que publicou entre 2007 e 2011, na editora Apenas Livros, sobre a Fava, a Rede de Dormir, a Morcela, a Perdiz, o Tremoço, o Palito, a Cereja e a Ginja.

    Fonte: GRPG|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.