Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/18

Uma das mais típicas e participadas feiras da região

Vila do Cadaval recebe a tradicional Feira dos Pinhões esta quarta-feira

Cartaz

A tradicional Feira dos Pinhões regressa à vila do Cadaval no dia 8 de dezembro (feriado), mais precisamente ao Campo da Feira. Também conhecida como Feira de N. Sra. da Conceição, trata-se da mais participada feira local, em termos de feirantes e de visitantes, oriundos de dentro e fora do concelho.

A Feira dos Pinhões, também designada Feira 8 de Dezembro ou Feira de N. Sra. de Conceição, regressa ao Cadaval no feriado religioso consagrado à Imaculada Conceição, decorrendo das 8h00 às 17h00.

Muito antiga e típica, esta feira mantém-se um acontecimento ímpar na região, seja pela quantidade de visitantes e de feirantes que continua a atrair, seja pela diversidade de artigos que continua a trazer ao Concelho, atualmente ao Campo da Feira do Cadaval, no arranque da época natalícia.

As origens da tradicional feira

A sua origem perde-se no tempo, mas terá ficado conhecida por “Feira dos Pinhões” devido à quantidade de pinhoeiras que acorriam ao Cadaval, nesta altura do ano, para vender o afamado pinhão, entre outros frutos secos, muito apreciado na quadra natalícia.

Estas vendedoras, com seus trajes típicos e sentadas em pequenos bancos, davam cor e alegria à vila e particularmente à feira, vendendo pinhões por medida ou em fiadas.

A Feira dos Pinhões trazia às principais artérias da vila do Cadaval grande quantidade de população das diversas freguesias locais, dos concelhos limítrofes e de pontos mais distantes.

     Fonte: BF|SCRP|CMC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.