Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/23

Espaço José Manuel Francisco inaugurado no dia 8 de dezembro

Associação de Atletismo de Lisboa já tem polo a funcionar em Torres Vedras

Inauguração do espaço José Manuel Francisco

A Associação de Atletismo de Lisboa tem agora um polo em funcionamento em Torres Vedras.. A cerimónia de inauguração desse espaço (situado no Largo Frei Eugénio Trigueiros, n.º 17), onde anteriormente esteve sediado o Académico de Torres Vedras, aconteceu no dia 8 de dezembro.

José Manuel Francisco dá nome a esse espaço, tendo na referida cerimónia o presidente da Associação de Atletismo de Lisboa, Luís Jesus, distinguido esse grande impulsionador da prática do atletismo no concelho de Torres Vedras, na região Oeste e no distrito de Lisboa, com a entrega de um troféu de homenagem.

Na mesma ocasião Luís Jesus também entregou à presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, uma placa de reconhecimento pelo trabalho que a autarquia tem desenvolvido em prol do atletismo.

Segundo a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, a abertura do polo de Torres Vedras da Associação de Atletismo de Lisboa é resultado do trabalho que a entidade que dirige tem realizado de há três décadas a esta parte ao nível da referida modalidade, o que se tem refletido no aumento do número de praticantes da mesma no concelho de Torres Vedras.

Laura Rodrigues e Luís Jesus assinaram o protocolo

Laura Rodrigues frisou também no discurso que proferiu na cerimónia de inauguração do Espaço José Manuel Francisco a importância da criação da Pista Municipal de Atletismo Carlos Lopes, tendo anunciado que este equipamento será alvo brevemente de obras de melhoria.

Após o descerramento da placa de inauguração do espaço do polo de Torres Vedras da Associação de Atletismo de Lisboa foi assinado um protocolo de cooperação que envolve esta entidade e o Município de Torres Vedras, o qual “tem por objetivo definir um conjunto de incentivos e mecanismos de apoio estimuladores do desenvolvimento da modalidade de atletismo no concelho de Torres Vedras”.

No âmbito desse protocolo são estipuladas como algumas das obrigações do Município de Torres Vedras: atribuir uma comparticipação financeira à Associação de Atletismo de Lisboa para a organização das jornadas da competição de pista do Campeonato Municipal de Atletismo de Torres Vedras; disponibilizar a essa associação, sempre que possível, instalações para a realização de provas e de cursos de formação de treinadores e de juízes; e disponibilizar um espaço para o funcionamento do referido polo.

Já à Associação de Atletismo de Lisboa cabe, por exemplo: organizar, no mínimo, por temporada, oito jornadas na Pista Municipal de Atletismo Carlos Lopes; promover a realização de ações de formação e de cursos para treinadores e juízes; possibilitar a realização de uma prova de nível regional ou nacional, por época, na Pista Municipal de Atletismo Carlos Lopes; e dinamizar o Espaço José Manuel Francisco.

SCU Torreense recebeu o prémio do Campeonato Municipal de Atletismo

De referir que neste espaço são facultados os seguintes serviços de apoio a coletividades da região Oeste: apoio informativo e técnico na inscrição de atletas e clubes na Associação de Atletismo de Lisboa/Federação Portuguesa de Atletismo; apoio na elaboração de processos administrativos para realização de eventos da área do atletismo; esclarecimento de aspetos relacionados com os regulamentos técnicos da Associação de Atletismo de Lisboa e da Federação Portuguesa de Atletismo; e elaboração e proposta de programas de provas de atletismo no âmbito dos respetivos calendários municipal e distrital.

O Espaço José Manuel Francisco está aberto ao público às terças e quintas-feiras, das 15h00 às 17h00.

Refira-se ainda que a finalizar a cerimónia de inauguração deste espaço foram entregues os prémios do Campeonato Municipal de Atletismo de Torres Vedras da época transata, o qual teve como vencedor em termos coletivos o SCU Torreense. Participaram também nesse campeonato: a Casa do Benfica de Torres Vedras, o GDRC Ponterrolense, o Clube de Atletismo do Oeste, a AMCR Fonte Grada, o Clube Académico de Penafirme e a ACRD Furadouro.

      Fonte: ACM|CMTV

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.