Edição: 264

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/11/30

Tenente-coronel Adérito Santos tomou posse esta terça-feira

Novo comandante do Comando Territorial de Leiria da GNR é natural da Lourinhã

Tenente-coronel Adérito Santos

O Comando Territorial de Leiria da GNR, realizou esta terça-feira, dia 14 de dezembro, pelas 10h, a cerimónia de tomada de posse do novo Comandante do Comando Territorial de Leiria, tenente-coronel Adérito Santos, que foi presidida pelo comandante Operacional da Guarda Nacional Republicana, tenente-general Santos Correia, que conferiu posse, e que teve lugar nas instalações do Comando da Unidade.

O tenente-coronel Adérito Santos é natural da Lourinhã, Lisboa, e nasceu no dia 14 de junho de 1970. É licenciado e mestre em Ciências Militares na especialidade de Segurança (GNR), pela Academia Militar. É ainda pós-graduado em Direito e Segurança pela Faculdade de Direito de Lisboa da Universidade Nova, e pós-graduado em Estudo da Paz e da Guerra pela Universidade Autónoma de Lisboa, e pós-graduado em Criminologia pela Universidade Lusófona.

Ingressou no quadro permanente da Guarda Nacional Republicana em 1993, tendo desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional, de entre as quais se destacam:

  • Comandante de Pelotão de uma Companhia de Guarnição do Regimento de Infantaria;
  • Oficial de Operações e de Transmissões no Regimento de Infantaria;
  • Comandante do Destacamento Territorial de Caldas da Rainha;
  • Chefe da Secção do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente do Comando Territorial de Leiria;
  • Oficial de Operações e de Programas Especiais do Comando Territorial de Leiria;
  • Chefe da Secção de Recursos Financeiros da Unidade de Controlo Costeiro;
  • 2.º Comandante da Unidade de Ação Fiscal.

Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações.

O Comando Territorial de Leiria é uma unidade com sede na cidade de Leiria e é responsável pelo cumprimento da missão da GNR neste distrito.

Tem como missão garantir as condições de segurança que permitam o exercício dos direitos e liberdades e garantias dos cidadãos, a ordem e a tranquilidade públicas e a segurança, a proteção das pessoas e dos bens, prevenir a criminalidade em geral, desenvolver as ações de investigação criminal e contraordenacional, zelar pelo cumprimento das leis e regulamentos relativos à viação terrestre e aos transportes rodoviários, promover e garantir a segurança rodoviária e manter a vigilância e a proteção de pontos sensíveis.

Integra um Destacamento de Intervenção, um Destacamento de Trânsito, e ainda de três Destacamentos Territoriais, designadamente: Caldas da Rainha, Leiria e Pombal, dispondo cada um deles de vários Postos Territoriais, num total de 24.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.