Edição: 254

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/1/23

Figura dedicada ao folclore da região da Alta Estremadura

Município de Leiria emite nota de pesar pelo falecimento de José Vaz

José Ramos Vaz

O Município de Leiria lamenta profundamente o falecimento de José Vaz, ocorrido esta segunda-feira, aos 68 anos.

José Augusto Ramos Manteigas Vaz, natural de Penamacor, tem um longo percurso ligado à cultura no concelho de Leiria, onde reside desde a década de 70.

A sua forte ligação ao associativismo tem a sua expressão máxima na ligação que estabelece com o folclore a etnografia local, em especial através do Rancho da Região de Leiria, que integrou em 1988, e de que assumiu a presidência no final da década de 90, tal como da Associação de Folclore da Região de Leiria-Alta Estremadura em que assumiu diversos cargos.

Homem de cultura, não poderia manter fechadas todas as recolhas e espólio pertença do Rancho da Região de Leiria, sendo o grande impulsionador para que este legado seja devolvido ao povo onde foi recolhido, partilhado através da edição do Cancioneiros da Alta Estremadura, gravações de CD’s e exposições.

Lutou para que o Rancho tivesse a sua própria sede, que passou, com o seu cunho pessoal, a acolher muitas expressões de arte, oferecendo à comunidade envolvente, à freguesia e ao concelho uma digna casa da cultura, local onde se realizam colóquios, formações, exposições de diversas artes, saraus de poesia, teatro, fado, serenatas, encontros de música tradicional e aulas de música.

A ele se deve toda a organização do Festival de Folclore “Manuel Artur dos Santos”, que tem como missão promover o encontro e a mostra do folclore Estremenho.

Em 2016, o Município de Leiria atribuiu a José Vaz a Medalha da Cidade de Leiria, insígnia de cobre, pelo importante trabalho desenvolvido no Rancho Folclórico de Leiria em prol da preservação das nossas tradições e cultura e pelo seu papel de dinamizador cultural e na promoção de Leiria.

Pelo importante contributo dado à comunidade, o Município de Leiria manifesta o seu profundo pesar perante o falecimento de José Vaz e associa-se ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos.

    Fonte: GRPG|CML 

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.