Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/23

Da autoria de Filipe Ferreira

Presépio da Marinha Grande ensina e encanta avós e netos

Pormenor do Presépio de Filipe Ferreira

Patente até dia 9 de Janeiro de 2022, o Presépio de Filipe Ferreira pode ser visto no Edifício da Resinagem, no centro Histórico da Marinha Grande. Desde a sua inauguração, no dia 3 de Dezembro já contou com mais de 3 milhares de visitantes. O Presépio Tradicional destaca-se pelas suas dezenas de peças em movimento e detalhes nas cenas apresentadas. Estes factos têm sido a receita para que este seja uma verdadeira escola entre gerações.

“As peças em movimento têm a capacidade de captar mais facilmente a atenção das pessoas, e por isso utilizo-as também com um sentido educativo, para que os mais novos vão aprendendo como é que no tempo dos nossos avós se faziam algumas tarefas, que hoje são completamente mecanizadas/industrializadas. Para mim tem sido muito interessante ver a atenção dos mais pequenos às explicações dos pais e avós, por exemplo ao explicar como é que se lavrava a terra, ao verem as vacas com o arado no campo em movimento, ou a explicarem para que servia uma nora e o porquê de o burro andar ali às voltas”, explica Filipe Ferreira.

“Este ano introduzi no Presépio um moinho de vento onde se pode ver o detalhe do seu interior, com as mós a moerem o trigo para a produção da farinha, bem como no rio uma azenha, que no seu interior tem todo um lagar de azeite recriado ao detalhe. Este Presépio Tradicional conta este ano com mais de 1200 peças, numa área superior a 50 metros quadrados, onde além do referido anteriormente foi dado um destaque especial à natividade de Jesus, tendo sido criada um novo estábulo e dado um novo enquadramento a toda a cena, ladeando-o de várias casas, também criadas por mim”, conclui o artesão.

O Presépio pode ser visitado de terça a domingo das 10h às 13h e das 14h às 18h.

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.