Edição: 265

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/12/10

Programa Operacional Regional Centro 2020

Região de Leiria beneficia de 10,3 milhões de euros em novos projetos de qualificação

Reabilitação do Programa Polis é um dos projetos aprovados

O Programa Operacional Regional Centro 2020 aprovou 10,3 milhões de euros para projetos intermunicipais e municipais na área da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria. Os investimentos agora aprovados financiam ações de regeneração urbana, educação, capacitação, eficiência energética, património e apoio em áreas empresariais. As candidaturas aprovadas referem-se a 15 projetos, que representam uma comparticipação de fundos europeus de cerca de 9 milhões de euros. Foi também reforçado o financiamento em 3 candidaturas já anteriormente aprovadas, num montante de 300 mil euros.

Um dos projetos agora aprovados corresponde ao financiamento dos designados Planos Integrados Inovadores Combate Insucesso Escolar (PICIE) – fase II, uma ação intermunicipal que representa um montante de 1.554.815,58€, apenas para segunda fase do projeto, e que se traduz num investimento global de 4,1 milhões de euros nesta importante componente de promoção do sucesso educativo.

Com esta iniciativa a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria pretende dar continuidade ao trabalho iniciado em 2017/2018, através da valorização da experiência já adquirida, quer ao nível da articulação das intervenções das equipas multidisciplinares do PICIE com as escolas, as equipas multidisciplinares de apoio à educação inclusiva (EMAE) e as comunidades envolventes ao contexto escolar, quer no reforço e uniformização de procedimentos e metodologias de caráter intermunicipal, fortalecendo a orientação para os resultados já alcançados.

Ao nível dos projetos municipais, os apoios concedidos destinam-se a investimentos maioritariamente em intervenções em espaço público, mobilidade suave e operações de regeneração urbana que são determinantes para qualificar os territórios, dotando-os de infraestruturas e projetos que melhoram os serviços à disposição das populações.

Dos projetos agora aprovados pelo Centro 2020, o investimento no Município de Leiria expressa o valor de 4,4 milhões de euros, seguindo-se o Município de Porto de Mós, com 2,1 milhões de euros e o Município de Ansião com um total de investimento de 1,5 milhões de euros.

Consulte em anexo a lista dos projetos aprovados.

    Fonte: CIMRL

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.