Edição: 265

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/12/10

Formação específica inclui várias especialidades médicas

Centro Hospitalar de Leiria recebe 60 novos médicos internos

Hospital de Santo André

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) recebeu, no dia 3 de janeiro, 60 novos médicos internos, sendo 38 internos de formação geral e 22 internos de formação específica, que agora iniciam o seu plano formativo na instituição. Os jovens médicos vão ser acolhidos na formação especializada pelas especialidades de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Gastrenterologia, Ginecologia/Obstetrícia, Medicina Interna, Ortopedia, Pediatria, Pneumologia e Psiquiatria; e na formação geral em blocos formativos comuns a todos nas áreas de Cirurgia Geral, Medicina Interna, Pediatria e Cuidados de Saúde Primários.

A sessão de boas-vindas decorreu no auditório do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, e a diretora do Internato Médico do CHL, Amália Pereira, fez as devidas apresentações do Centro Hospitalar e o funcionamento do próprio internato médico. Salvato Feijó, diretor clínico do CHL, também acolheu os novos médicos. «Esta vai ser uma fase importante da vossa vida e é também uma fase importante para o CHL, pois sem vocês o CHL não evolui. São muito bem-vindos a esta casa!»

Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração (CA) do CHL, também dirigiu algumas palavras aos recém-chegados. «Fico contente por todas as vagas terem sido ocupadas, o que me inspira mais confiança no futuro do CHL. Sem o papel dos internos, sem a injeção de sangue novo, de recursos novos, de pensamento novo, dificilmente as casas conseguem melhorar e evoluir naquilo que é a sua missão, e a nossa missão é essencialmente crítica para o futuro do país e o futuro das populações.»

«Espero que confirmem daqui a algum tempo que fizeram uma boa aposta, integraram bons serviços, que têm boas condições de trabalho, onde têm bons colegas, onde vão ter bons orientadores dos vossos ciclos formativos, onde vão ter oportunidade de trabalhar em equipa, de trabalhar com as condições que um centro hospitalar desta dimensão pode e deve conferir. Estou certo que os nossos profissionais estão à altura de vos proporcionar uma boa formação», realçou Licínio de Carvalho.

«A diferenciação no CHL tem sido uma constante, mesmo que, muitas vezes, tenhamos que dar um passo atrás, e os últimos anos têm sido pautados por um crescimento com a abertura de novos serviços, pelo aumento de profissionais, nomeadamente médicos nos serviços que nós temos», destacou o presidente do CA do CHL. «O crescimento em diferenciação com o início de novas técnicas, com o início de novas formas de exercer a medicina é uma característica que é absolutamente crítica e todos vós têm um papel crucial para garantir esse crescimento e essa diferenciação», incentivou Licínio de Carvalho.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, também esteve presente virtualmente nesta receção aos novos internos, para dar as boas-vindas nas entidades do SNS que receberam novos médicos, e reforçou a mensagem que «não deixem que a evolução tecnológica e científica vos faça perder o lado humano. Não nos podemos esquecer dos nossos doentes, que precisam da nossa presença e não apenas das ferramentas técnicas ou dos medicamentos mais inovadores».

O CHL é uma instituição com uma vertente formativa de longa data, com capacidade de formação e idoneidade para formação de internos nas especialidades de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Dermatologia, Gastrenterologia, Ginecologia/Obstetrícia, Medicina Física e Reabilitação, Medicina Intensiva, Medicina Interna, Oftalmologia, Ortopedia, Patologia Clínica, Pediatria Médica, Pneumologia e Psiquiatria.

    Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.