Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Nazaré

CERCINA aprova plano para 2022 com forte investimento

Cartaz

A CERCINA – Cooperativa de Ensino, Reabilitação, Capacitação e Inclusão da Nazaré, reunida em assembleia geral no dia 29 de dezembro, aprovou por unanimidade o Plano de Atividades e Orçamento para 2022.

A criação do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), a duplicação da capacidade da Residência Autónoma e a ampliação do Centro de Atividades para a Capacitação e Inclusão (CACI) são as principais novidades ao nível do investimento previsto, orçado em cerca de 870 mil euros.

A CERCINA aguarda a aprovação da candidatura do SAD ao PROCOOP (Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais). Este serviço será exclusivamente dirigido ao apoio às pessoas com deficiência e suas famílias (distinguindo-se, portanto, da oferta proporcionada por outras instituições do setor social), o que permitirá, segundo o presidente do Conselho de Administração, «diversificar ainda mais as respostas sociais da CERCINA às necessidades da comunidade».

A criação do SAD e o alargamento da capacidade do CACI (das atuais 15 vagas para mais 30) implicarão fortes investimentos em termos de reabilitação e aquisição de infraestruturas, e em termos de recursos humanos. Um investimento que, de acordo com Joaquim Pequicho, «será parcialmente reembolsável por via do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] e através dos novos acordos de cooperação que trarão receitas para ajudar a assegurar a comparticipação própria da CERCINA».

A assembleia ficou ainda marcada pelo cumprimento de um minuto de silêncio, antes da ordem do dia, em homenagem a Rogério Cação, figura de proa do movimento social e cooperativo, falecido em julho último.

 Fonte: GC|CERCINA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.