Edição: 254

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/1/23

Caldas da Rainha

GNR deteta em Alvorninha descarga ilegal de efluentes pecuários para a linha de água do Rio Tornada

Tubo ilegal drenava os resíduos da agropecuária para a linha de água do Rio Tornada

O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha, no dia 4 de janeiro, detetou uma descarga ilegal de efluentes pecuários na freguesia de Alvorninha, no concelho de Caldas da Rainha.

No decorrer de uma ação de patrulhamento, os elementos do NPA detetaram uma descarga de efluentes pecuários que escorria de uma lagoa de depuração para a linha de água do Rio Tornada, através de um tubo que se encontrava dissimulado, junto à densa vegetação, e num local de difícil acesso. No decorrer das diligências policiais constatou-se que a descarga era proveniente de uma exploração agropecuária, de forma ilegal, ou seja, sem qualquer tipo de mecanismo que assegurasse a sua depuração.

Desta ação resultou a elaboração de um auto de contraordenação por descarga de efluentes pecuários diretamente para a linha de água, sem autorização da entidade competente para o efeito, que foi remetido para a Agência Portuguesa do Ambiente de Lisboa e Vale do Tejo, punível com uma coima no valor máximo de 144 000 euros.

   Fonte: CTL|GNR 

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.