Edição: 254

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/1/23

De 13 a 16 de janeiro

Quatro companhias de teatro participam na nona edição do Encontro de Teatro de Pombal

“O banquete”

O Teatro Amador de Pombal promove nos próximos dias 13, 14, 15 e 16 de janeiro o seu nono Encontro de Teatro com o objetivo de dar a conhecer o trabalho artístico de grupos teatrais com quem tem vindo a desenvolver parcerias culturais.

Para esta nona edição, a grande novidade é a realização de quatro sessões em vez das tradicionais três, sendo que esta alteração surge de um convite ao reconhecido trabalho que a associação ADAC da Charneca (Pombal) tem feito na área do teatro.

Logo no arranque, quinta-feira, às 21h30, temos precisamente a ADAC Teatro, com o “Oitavo mandamento”, um espetáculo que tem como ponto de partida um texto dos Génesis, onde os atores têm liberdade criativa para explorar o espaço cénico e a dramaturgia, sendo a encenação de Gabriel Bonifácio.

No dia seguinte, sexta-feira, à mesma hora, é a vez de receber “Magalhães e Elcano” da Ajidanha (Idanha-a-Nova), com encenação de José Carlos Garcia e interpretações de Pedro Diogo e de Nuria Cuadrado, uma recriação divertida da circum-navegação empreendida por Fernão de Magalhães, há 500 anos.

No sábado, também ás 21h30, os Gambuzinos com 1 pé de fora (Benedita) apresentam “Não há assassinos no paraíso”, também encenado por José Carlos Garcia, um espetáculo que procura contribuir para que a história não se repita, escalpelizando as circunstâncias que permitiram, a déspotas como Hitler ou Estaline, rasgarem a garganta a milhões de pessoas. Um espetáculo, por vezes cómico, por vezes dramático.

Para encerrar, domingo, às 17h00, é a vez do TAP subir ao palco para servir “O banquete”, uma encenação de António Oliveira e Julieta Rodrigues (Companhia Radar 360.º). Um banquete recheado de humor subtil, de ironia e momentos absurdos, revelando e ocultando a força e a fragilidade humana.

Todos os espetáculos acontecem no Teatro-Cine de Pombal, os bilhetes por sessão custam três euros ou poderá adquirir um livre-trânsito por cinco euros para as quatro sessões.

O Encontro de Teatro de Pombal é uma organização do Teatro Amador de Pombal, que conta com o apoio do Município de Pombal e da Junta de Freguesia de Pombal.

Breve historial do Encontro de Teatro

O Teatro Amador de Pombal promove anualmente, desde 2014, um encontro de teatro, onde procura dar a conhecer o trabalho artístico desenvolvido por grupos teatrais com quem tem vindo a desenvolver parcerias culturais. O Encontro de Teatro carateriza-se, também, pela oferta diversificada de linguagens teatrais que assim procuram alcançar várias faixas etárias, desde os três anos em diante, proporcionando uma alargada experiência cultural.

Esta troca e partilha de conhecimentos realiza-se no Teatro-Cine de Pombal, em janeiro e tem a duração de três a quatro dias (quinta, sexta, sábado e domingo).

Ao longo de nove edições, para além das criações do TAP, o público teve a oportunidade de assistir a trabalhos realizados pelas seguintes companhias: Ajidanha, Ángel Fragua, Gambuzinos com 1 pé de fora, Cia Teatral Proscênio de Limeira-SP, ESTE, Leirena, O Nariz, Companhia de Teatro Pouca Terra, Zé Mágico, Marionetas da Feira, ACERT, ADAC e Teatro experimental da Camacha.

 Fonte: TAP

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.