Edição: 258

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/5/17

Câmara Municipal vai distribuir 300 armadilhas por todo o concelho

188 ninhos de vespa asiática eliminados em 2021 só no concelho da Marinha Grande

Ninho de vespa velutina

No ano de 2021, no concelho da Marinha Grande, foram intervencionados 188 ninhos de vespa asiática.

Entre fevereiro e abril de 2022, a Câmara Municipal irá distribuir 300 armadilhas por todo o concelho, com especial incidência nos locais envolventes onde anteriormente tenham sido detetados ninhos de vespa asiática.

Os cidadãos que identificarem um ninho de vespa asiática devem comunicar diretamente com a Câmara Municipal da Marinha Grande (244 57 33 00) ou com as respetivas Juntas de Freguesia. Podem também utilizar a plataforma eletrónica SOS Vespa (www.sosvespa.pt) ou contactar a linha SOS Ambiente (808 200 520).

Após a comunicação à Câmara Municipal da existência de um ninho e caso se confirme tratar-se de um ninho de Vespa velutina ou asiática, no prazo máximo de 24 horas, uma empresa especializada contratada pela Câmara Municipal desloca-se ao local e efetua uma intervenção no ninho, através da aplicação de um inseticida, juntamente com atrativos para vespa asiática, tratando-se de um método ecologicamente recomendável e eficaz para a destruição dos ninhos.

Segundo o ICNF, a Vespa velutina nigrithorax ainda não tem predadores naturais em Portugal, como certas aves insectívoras, pelo que as suas características vorazes de predação de abelhas domésticas e de outros polinizadores essenciais, principalmente durante o Verão, colocam em risco, para além da apicultura, de pomares e das culturas agrícolas, a diversidade biológica dos invertebrados nos diversos ecossistemas.

Podem ser obtidas mais informações em http://stopvespa.icnf.pt/  ou em www.icnf.pt.

    Fonte: GCRP|CMMG

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.