Edição: 258

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/5/17

Patente no Sport Operário Marinhense

"Quando amanhecerá, camaradas?": exposição documental retrata a revolta operária de 18 de janeiro de 1934

Exposição “Quando amanhecerá, camaradas?”

“Quando amanhecerá, camaradas?” é a exposição documental que está patente no Sport Operário Marinhense, no âmbito das comemorações do 18 de janeiro de 1934, organizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira (STIV), com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande.

A vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro, elogia esta mostra pela apresentação de documentos que retratam a revolta operária e fornecem informação sobre o contexto político e social daquela época.

A exposição aborda os factos ocorridos a 18 de janeiro de 1934 na Marinha Grande e no país, os sindicatos livres, a classe vidreira, o aparecimento do STIV, o uso da imprensa pela ditadura e a repercussão dos acontecimentos, entre outros assuntos.

“Quando amanhecerá camaradas?” resulta da recolha documental de Silvestre Lacerda; da seleção documental, percurso expositivo e textos de Emília Margarida Marques; de imagens da Câmara Municipal da Marinha Grande, Emília Margarida Marques, Silvestre Lacerda e Arquivo GES/PCP.

A mostra foi aberta ao público este domingo, 16 de janeiro, e está patente até ao dia 30 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 21h00. A entrada é gratuita.

    Fonte: GCRP|CMMG

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.