Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Para 2022

Orçamento de Santarém com histórica redução de impostos e aumento de investimento público

Ricardo Gonçalves

A maior redução de impostos do último século, o investimento no desporto, regeneração urbana, cultura, ação social, ambiente e nas freguesias, destacam-se neste que será o orçamento para o próximo ano autárquico da Câmara Municipal de Santarém.

Neste primeiro ano de um quadriénio que se antevê de desenvolvimento sólido e sustentado, o exercício orçamental é de continuidade no investimento já concretizado, dando seguimento e concluindo projetos em desenvolvimento, mas é também progressivo, proporcionador de novas oportunidades para o território, sustentado no rigor financeiro.

No valor de aproximadamente 69 milhões e 200 mil euros, o orçamento municipal de Santarém para 2022 foi aprovado por maioria. Este é um orçamento em que cerca de 19 milhões de euros serão traduzidos em investimento público.

O aumento do investimento municipal nas freguesias e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, a redução de impostos e o investimento no desporto, educação, ação social e cultura, são os eixos estratégicos para o novo ano autárquico.

De salientar o aumento dos apoios ao associativismo desportivo (PAFAD) para 400 mil euros, o aumento do apoio ao associativismo e agentes culturais (PAAAC) para 200 mil euros, a transferência de aproximadamente 6 milhões de euros para as Juntas de Freguesia (aumento de 5,6% face a 2021) e o aumento de 26% do apoio para as corporações de bombeiros voluntários do Concelho.

A nível de regeneração urbana destaca-se a conclusão das obras municipais em curso, e a preparação de um conjunto de projetos que visam dar continuidade à estratégia de requalificação do espaço público. O orçamento prevê verbas para o arranque da elaboração dos projetos de execução de requalificação do acesso norte (av. Francisco Sá Carneiro), da zona ribeirinha, Campo Emílio Infante da Câmara e ex. EPC. O orçamento contempla ainda intervenções em diversos arruamentos no centro histórico com o objetivo de tornar os percursos pedonáveis acessíveis e confortáveis.

“Queremos que todos os Scalabitanos tenham gosto de aqui viver, de trabalhar e de estudar e que todos os visitantes sintam vontade de voltar a Santarém”, afirma Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, acrescentando que “pela primeira vez em décadas, mantemos a concretização de uma descida sustentada e em permanência dos impostos municipais, que, este ano, será ainda mais acentuada”, referindo-se à redução nas taxas de IMI, Derrama e IRS.

O Orçamento de 2022, mantém a tendência de consolidação financeira, pretendendo-se preservar o bom nome da Câmara Municipal de Santarém, reconquistado perante todos os parceiros, desde empreiteiros a pequenos fornecedores, desde Freguesias a associações culturais, desportivas e juvenis, com respeito pelo esforço coletivo dos munícipes de Santarém, e com os olhos postos num novo ciclo de desenvolvimento, contando com o apoio do novo quadro comunitário, que se pretende aproveitar ao máximo.

Toda esta estratégia, tem por objetivo criar condições para ajudar as organizações e as pessoas a concretizarem a transformação de que necessitam para acompanhar o futuro, mantendo o caminho do crescimento económico e social sustentado, que tem vindo a ser desenvolvida pelo Município através do desenvolvimento de 6 eixos estratégicos: aproveitar ao máximo o quadro comunitário de apoio; reforço do apoio às freguesias e às associações, promovendo assim um Concelho mais descentralizado que promove a igualdade de oportunidades e a coesão territorial; consolidação de Santarém como um concelho inclusivo e com uma educação de excelência; afirmação de Santarém como destino de turismo, de cultura e de lazer; consolidação financeira; e desenvolvimento económico.

Ricardo Gonçalves garante que “o Executivo municipal inicia o ano 2022 com confiança, com determinação e com a certeza de que Santarém, felizmente, está a caminhar com passos firmes, para um futuro auspicioso, que a todos trará orgulho.”

  Fonte: GRPC|CMS

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.