Edição: 259

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/6/27

Segunda sessão dos Ciclos de Inclusão decorre no dia 3 de fevereiro, às 19h00

Desporto inclusivo em Portugal vai estar em debate no Politécnico de Leiria

Cartaz

O desporto inclusivo vai estar em debate na segunda sessão do INclusive – Ciclos de Inclusão, promovido pelo mestrado em Comunicação Acessível da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria. Sob o mote “Mover-se pela inclusão”, a sessão decorre no dia 3 de fevereiro, quinta-feira, pelas 19h00, em formato online.

«Esta sessão centra-se na temática do desporto inclusivo, abordando a sua realidade atual e as necessidades que ainda se fazem sentir em Portugal. Para tal, convidámos Rita Santos, responsável pelo All aBoard – Inclusão a 360°, um projeto cuja finalidade é dar oportunidade a todos, sem exceção, de praticarem a modalidade de skate; e José Amoroso, especialista em Educação Física e Desporto e docente da nossa instituição, que vai refletir sobre a temática a partir de investigações científicas realizadas. As expectativas são as melhores», afirma Catarina Mangas, professora do mestrado em Comunicação Acessível e membro da comissão organizadora do INclusive – Ciclos de Inclusão.

A moderação da sessão “Mover-se pela inclusão” é da responsabilidade de Ana Bichinho e Luís Cordeiro, estudantes do mestrado e elementos da organização dos Ciclos de Inclusão.

Ana Bichinho, moderadora da intervenção de Rita Santos, afirma ser com «muito gosto» que recebe a responsável pelo All aBoard – Inclusão a 360°. «É um projeto verdadeiramente inclusivo, uma vez que não se trata “apenas” de desporto adaptado, dirigido a pessoas com deficiência. Pelo contrário, é uma iniciativa que permite juntar pessoas com e sem deficiência, para praticarem a modalidade de skate. Vamos saber como surgiu este projeto, as suas características e os desafios que tem de superar», refere a estudante.

Já Luís Cordeiro, moderador da apresentação de José Amoroso, afirma-se expectante por ouvir o que o especialista tem para dizer sobre a temática do desporto inclusivo. «José Amoroso é professor universitário, doutorado em Educação Física e Desporto, já tem dois livros publicados e artigos em revistas especializadas da área. É sem dúvida uma referência e terá muito para nos transmitir. Vamos ver o que nos vai dizer no que respeita à vertente do desporto inclusivo», refere Luís Cordeiro.

INclusive – Ciclos de Inclusão é uma iniciativa totalmente online, criada por professores e estudantes do mestrado em Comunicação Acessível, que se realiza na primeira quinta-feira de cada mês, pelas 19h00. O objetivo principal é debater e alertar para temas ligados à comunicação acessível, à inclusão e às acessibilidades, áreas cujas necessidades são muitas e para as quais a população em geral está ainda pouco sensibilizada.

Cada evento tem dois palestrantes convidados, relacionados com a área abordada, assim como tempo para discussão conjunta. No final do ciclo será lançado um livro com os resumos das apresentações.

Mais informações sobre a iniciativa disponíveis em www.facebook.com/mcaipl.

   Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.