Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

“Fabrico Digital Direto para as Indústrias dos Polímeros e Moldes”

Politécnico de Leiria e Universidade do Minho criam 1º doutoramento conjunto no País

Universidade do Minho

O doutoramento em Fabrico Digital Direto para as Indústrias dos Polímeros e Moldes, resultado de uma parceria inédita em Portugal, que, pela primeira vez, junta um politécnico e uma universidade na criação de um programa doutoral, vai arrancar oficialmente no 2.º semestre do ano letivo 2021/2022. Desenvolvido em associação entre o Politécnico de Leiria e a Universidade do Minho, o programa de doutoramento tem 15 vagas disponíveis e uma duração de seis semestres.

Este ciclo de estudos centra-se no Fabrico Digital Direto para as Indústrias dos Polímeros e Moldes e foi aprovado com a acreditação máxima atribuída pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). A acreditação da A3ES é válida por um período máximo de seis anos, sendo que o ciclo de estudos será ministrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria e na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, no campus de Azurém, em Guimarães. A primeira fase de candidaturas encontra-se a decorrer até ao próximo dia 5 de fevereiro.

O grau de doutor será conferido pela Universidade do Minho, no ramo de doutoramento em Ciência e Engenharia de Polímeros e Compósitos, e a este ciclo de estudos podem candidatar-se os titulares do grau de mestre em Engenharia ou equivalente legal, os licenciados em engenharia em áreas afins detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, e quem apresente um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Escola de Engenharia como atestando capacidade para a realização deste doutoramento.

O doutoramento irá também envolver diretamente dois centros de investigação, o CDRSP – Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto do Politécnico de Leiria e o IPC – Instituto de Polímeros e Compósitos da Universidade do Minho. As atividades letivas e de investigação serão partilhadas por professores e investigadores da Universidade do Minho e do Politécnico de Leiria.

O programa de doutoramento em Fabrico Digital Direto para as Indústrias dos Polímeros e Moldes pretende formar recursos humanos altamente qualificados na vanguarda do domínio científico do Fabrico Digital Direto nas indústrias de polímeros e moldes, que integrem empresas e entidades tecnologicamente avançadas, e que, através do conhecimento, promovam o progresso sustentado dos tecidos industrial e social. Neste sentido, este ciclo de estudos procurará adequar a formação dos doutorandos ao exercício de uma atividade científica e profissional multidisciplinar, de elevada exigência, e dará suporte à consolidação dos polos de competitividade e tecnologia e setores industriais relevantes.

A criação do programa doutoral resulta de uma colaboração histórica entre as duas instituições, que têm vindo a trabalhar de forma estreita e sistemática desde 1997, sobretudo ao nível da investigação e inovação conjunta em projetos com empresas, principalmente no setor dos moldes e dos polímeros. O desenvolvimento do doutoramento contou com o suporte de 13 empresas e oito instituições não empresariais.

Mais informações sobre o programa de doutoramento podem ser consultadas em: https://www.ipleiria.pt/estudar/cursos/doutoramentos/

      Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.