Edição: 261

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/8/13

Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório assinala-se a 15 de fevereiro

Enfermeiros de Leiria produzem vídeos para destacar a importância da formação e educação na prática clínica

Os enfermeiros perioperatórios do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) assinalam o Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório, que se celebra hoje, dia 15 de fevereiro, através da produção de vídeos focados no mote da efeméride deste ano “Perioperative nursing: Education improves Practice”. Entre os dias 13 e 19 de fevereiro, um grupo de enfermeiros perioperatórios do CHL juntam-se num desafio nacional de divulgar nas redes sociais pequenos filmes que demonstram como as atividades formativas na prática clínica e a forma como a educação em ambiente perioperatório contribui para a melhoria do desempenho dos enfermeiros, da equipa multiprofissional e dos benefícios para as populações que servem.

A iniciativa foi proposta pela Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses (AESOP), a quem o CHL se junta. O Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório é comemorado na Europa com a finalidade de promover a visibilidade do contributo do trabalho desenvolvido pelos enfermeiros perioperatórios e da literacia do cidadão na área da segurança cirúrgica.

«A educação é fundamental ao desenvolvimento profissional. Proporciona a aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e hábitos suportados pela evidência científica. O que fica são as emoções que causamos, é a diferença do que fazemos para aqueles que cuidamos, estas atividades em que participamos e com todo o dever partilhamos», destaca a enfermeira Maria José Cadima, coordenadora da comemoração da efeméride no CHL.

O enfermeiro perioperatório avalia a necessidade dos cuidados, executa-os, previne complicações e zela pela segurança e conforto dos doentes no período perioperatório. A sua missão é acompanhar a pessoa, tendo em conta a sua individualidade e vulnerabilidade, antes, durante e após a cirurgia.

    Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.