Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

Iniciativa decorre na próxima segunda-feira, dia 28, a partir das 10h00, na ESECS

Politécnico de Leiria convida ex-jogador Tarantini a debater a transição das carreiras dos futebolistas nos últimos 50 anos

Tarantini até recentemente o histórico capitão do Rio Ave

O antigo jogador de futebol Tarantini, atualmente treinador de futebol, vai participar numa aula aberta da licenciatura em Desporto e Bem-Estar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, agendada para a próxima segunda-feira, dia 28 de fevereiro, pelas 10h00, no auditório 2 da Escola. A transição das carreiras dos futebolistas portugueses nos últimos 50 anos é o tema em debate.

«As aulas abertas do curso de Desporto e Bem-Estar remontam a 2008 e sempre tiveram como objetivo aproximar a academia da comunidade profissional e civil. Neste caso em concreto, o tema dos trabalhos de doutoramento do Ricardo Monteiro (Tarantini, no mundo do futebol) incide na transição das carreiras dos futebolistas portugueses nos últimos 50 anos, uma temática nunca antes abordada em Portugal. Queremos ainda marcar o arranque do 2.º semestre do presente ano letivo com este evento em formato presencial, como que um “regresso à normalidade”», explicam os professores Diogo Monteiro e Nuno Amaro.

Os tópicos a serem discutidos na aula aberta prendem-se com a importância do planeamento de carreira, os objetivos de carreira desde o desporto jovem, como por exemplo o que um jogador faz enquanto jovem atleta, como progride na sua carreira enquanto sénior e as repercussões que podem advir na idade e na qualidade da retirada.

«O convite ao agora treinador de futebol Ricardo Monteiro está relacionado com a pertinência da temática do seu estudo de doutoramento, ajudando a que os estudantes compreendam a importância do planeamento de carreira, bem como dos objetivos que os jogadores definem, de forma a evitar problemas na idade da retirada, uma vez que os estudantes que formamos serão os futuros profissionais do desporto», referem os docentes da ESECS.

Sobre as expectativas em relação à dinamização desta aula aberta, Diogo Monteiro e Nuno Amaro afirmam serem «altas». «Além da temática e da sua pertinência, iremos ter connosco uma pessoa cuja carreira futebolística é irrepreensível e reconhecida por todos os agentes no mundo do futebol. Além do mais, é a prova que é possível conciliar uma carreira de futebolista profissional com uma carreira académica de relevo, inclusive. Estamos certos de que será um momento de aprendizagem marcante para os nossos estudantes e um despertar de atenção para a temática em si», referem.

A aula estará aberta a todos os interessados em ouvir o testemunho do antigo jogador de futebol Tarantini e em aprender mais sobre a transição das carreiras dos futebolistas portugueses nos últimos 50 anos.

    Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.