Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Município prepara medidas de apoio à comunidade ucraniana residente em Leiria

Ucranianos foram recebidos no Salão Nobre da Câmara Municipal de Leiria

O Município de Leiria e a comunidade ucraniana residente no concelho vão promover uma Vigília pela Paz, este domingo, às 20 h, na Praça Rodrigues Lobo, lançando um apelo à participação de toda a população neste gesto de apoio ao povo ucraniano.

O anúncio foi feito esta sexta-feira, 25 de fevereiro, durante uma reunião que juntou os responsáveis do executivo camarário e cerca de duas centenas de imigrantes ucranianos que se manifestaram junto aos paços do concelho contra a invasão da Ucrânia pela federação Russa.

Na ocasião, Gonçalo Lopes anunciou a criação de um Gabinete de Crise, que vai desenvolver um pacote de medidas de apoio humanitário ao povo ucraniano, com dois patamares de ajuda, um dirigido às famílias residentes em Leiria e outro a famílias refugiadas caso se venha a verificar essa necessidade.

Num encontro que encheu por completo o salão nobre e corredores do Município, Gonçalo Lopes endereçou uma mensagem de solidariedade para com o povo ucraniano, que está a ser alvo “de um vil e inqualificável ataque por parte da Federação Russa”.

Manifestação da comunidade ucraniana junto à Câmara Municipal de Leiria

“O que estão a viver nenhum povo merece. Vamos garantir todas as ajudas que nos forem possíveis”, disse Gonçalo Lopes, acrescentando que a comunidade ucraniana pode contar com a solidariedade de toda a região.

“É muito importante que tenham a consciência de que Portugal e a nossa região tudo farão para vos dar o melhor acolhimento”, acrescentou, perante a comunidade ucraniana que teve como porta-voz Yuliya Hryhoryeva, que se mostrou emocionada pelas manifestações de apoio que tem recebido da população leiriense.

“Agradeço o apoio do povo português e a disponibilidade para receberem refugiados”, disse, dando nota do “pesadelo que o povo ucraniano está a viver”, acrescentando que a Ucrânia necessita de toda a ajuda, deixando ainda um apelo aos portugueses que não se deixem enganar pela “propaganda falsa do Governo Russo”.

“A Ucrânia vai lutar sempre. A Rússia pode apoderar-se do nosso território, mas os ucranianos vão lutar sempre”, disse, num encontro em que ficou ainda agendada a organização de uma manifestação para dia 5 de março em Leiria.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, residem no concelho de Leiria 998 cidadãos de nacionalidade ucraniana, sendo o total nos Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria 2.157 e no distrito 3.515.

   Fonte: GRPG|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.