Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Investimento de cerca de 2,5 milhões de euros

Câmara da Marinha Grande aprova candidatura para programa de alojamento estudantil

Edifício devoluto vai ser reabilitado

A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou esta segunda-feira, 28 de fevereiro, a submissão da candidatura ao Programa Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis ao PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, que prevê um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros.

Foram aprovados os termos e a celebração do Contrato e Consórcio entre o Município da Marinha Grande e o Instituto Politécnico de Leiria, para a concretização deste projeto.

O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, explica que “pretendemos candidatar ao PRR a reabilitação de um edifício adquirido pelo Município, orçada em cerca de 2,5 milhões de euros, para assegurar o direito do estudante do ensino superior deslocado a habitação condigna, através da redução dos respetivos custos, em especial para os estudantes social e economicamente mais vulneráveis”.

O município é proprietário de um edifício localizado na Rua Alexandre Herculano, existindo também um protocolo de cooperação entre o Município e o Politécnico de Leiria, datado de 14.05.2021, através do qual foi assumido “disponibilizar o edifício para acolhimento de uma Residência de estudantes”.

O Município de Marinha Grande assume a liderança deste consórcio, constituindo-se como beneficiário final, disponibilizando o referido edifício para alojamento de estudantes que frequentam o ensino superior público, competindo ao Instituto Politécnico de Leiria a exploração e gestão deste projeto, assumindo a responsabilidade de copromotor no consórcio estabelecido.

A adaptação do edifício existente, com características que permitem projetar a disponibilização de uma residência com capacidade de 76 camas, permite ambicionar uma solução capaz de dar resposta à procura que se verifica e projeta com o crescente volume de investigadores e projetos de investigação internacionais, em desenvolvimento na cidade de Marinha Grande, através do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentável do Produto (CDRsp) e de uma vasta parceria com o tecido empresarial da cidade.

O referido edifício, será objeto de reabilitação integral e ampliação, através de um investimento estimado de 2,5 milhões de euros, promovendo a sua adaptação para acolher uma residência para estudantes, tendo em vista a integração de jovens estudantes bolseiros deslocados do ensino superior, estudantes deslocados nacionais ou estrangeiros, bem como investigadores, docentes e não docentes de instituições de ensino superior.

O edifício destina-se a acolher estudantes no âmbito da cooperação e apoio à investigação e à inovação no concelho da Marinha Grande com o Instituto Politécnico de Leiria, em particular articulação com o CDRSP (Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto), instalado na Zona Industrial do Casal da Lebre, na Marinha Grande.

    Fonte: GCRP|CMMG

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.