Edição: 264

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/11/26

Investimento superior a 665 mil € comparticipado em 80% pelo Fundo Ambiental

Cerca de 50 mil passes apoiados pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria em 2021

Cada passageiro poupou cerca de 50% no custo do passe

Em 2021 a CIM Região de Leiria apoiou a aquisição de 47715 passes de utilização mensal nos transportes públicos, o que representou um investimento superior a 665 mil euros comparticipados em 80% pelo Fundo Ambiental. Deste total 67% correspondem a passes dos sistemas urbanos de Leiria, Marinha Grande e Pombal e 33% a passes dos restantes serviços de transportes incluindo os passes ferroviários. Em média foram apoiados cerca de 4600 passes por mês, tendo cada passageiro poupado cerca de 50% no custo do passe.

Comparativamente a 2020 constatou-se um aumento de 13% no número de passes apoiados, sendo este valor um sinal positivo atendendo às circunstâncias excecionais derivadas do impacto da pandemia COVID -19 que afetou fortemente o Serviço Público de Transporte de Passageiros.

A este propósito convém ter presente que no quadro europeu e nacional das medidas extraordinários no âmbito da COVID-19, a CIM Região de Leiria em colaboração com os municípios e os operadores trabalham em conjunto no sentido de proporcionar permanentemente uma oferta de Serviço Público de Transporte de Passageiros adequada às necessidades de mobilidade regional, assim como uma oferta que permitisse o cumprimento das medidas sanitárias vigentes a cada momento.

Todas estas medidas excecionais de manutenção da oferta representaram no seu conjunto, em 2021, um investimento de 2 175 mil euros financiados pelo Fundo Ambiental.

Para 2022, com o gradual regresso à normalidade, sem a existência de confinamentos, o objetivo passa por reorientar as verbas disponibilizadas pelo Fundo Ambiental para outras medidas que permitam melhorar a qualidade do Serviço Público de Transporte de Passageiros, estando já em fase final de estudo a implementação de um serviço de mobilidade para territórios de baixa densidade, vulgarmente designado por transporte a pedido, cujo início se prevê para o 2º semestre de 2022. Viaje nos transportes públicos.

Mais informações sobre as medidas de redução tarifária em https://info.cimregiaodeleiria.pt/partregiao-de-leiria/

    Fonte: CIMRL

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.