Edição: 259

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/6/27

Com a presença os secretários de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência e da Juventude e do Desporto

Leiria Cidade Europeia do Desporto inaugura primeiro pavilhão inclusivo do País

Pavilhão Lis

Foi inaugurado esta terça-feira, dia 1 de março, o primeiro pavilhão inclusivo do país, construído nas Cortes, Leiria, uma cerimónia em que o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou a importância desta infraestrutura na construção de um concelho mais justo, mais igual e com menos barreiras e obstáculos.

“O que hoje nos reúne aqui vai muito além de uma simples formalidade. Este edifício é muito mais do que um pavilhão desportivo”, disse Gonçalo Lopes, acrescentando que o Pavilhão Lis materializa um bom exemplo de governança e daquilo que deve ser a estratégia de utilização dos recursos públicos.

“Em cada momento em que utilizarmos este pavilhão, estaremos a acrescentar humanismo ao que somos”, disse, considerando que esta infraestrutura é também uma homenagem às pessoas com deficiência, que, “pela capacidade de superação e de vencer a adversidade, são uma inspiração para todos”.

O autarca realçou ainda a importância desta inauguração no ano em que Leiria é Cidade Europeia do Desporto, e em que se pretende fazer do Desporto um “fator determinante para a promoção da qualidade de vida, da saúde, resiliência, superação, liderança e espírito de equipa, mas também escola de valores, de cidadania e promotor de inclusão social”.

Na cerimónia, marcaram presença os secretários de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, e da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Ana Sofia Antunes destacou o facto de se tratar de uma infra-estrutura pensada de raiz para todos, servindo qualquer cidadão, independentemente da sua situação.

“Estamos de uma vez por todas a cumprir e aplicar as normas jurídicas vigentes  em matéria de acessibilidade ao espaço público”, disse, considerando que este será um pavilhão que servirá de exemplo para obras futuras no país.

João Paulo Rebelo, secretário de Estado Juventude e do Desporto, destacou o facto de este pavilhão promover a igualdade e a inclusão, tal como “os valores essenciais do desporto, os valores olímpicos, a excelência, o respeito e a amizade”.

A inauguração conta ainda com um momento de dança, uma partida entre a Associação Portuguesa de Deficientes de Leiria e a Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas, e um jogo entre a equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal, atual campeão nacional e europeu, e a Associação Cultural Recreativa do Arnal, da Maceira.

  Fonte: GRPG|CML

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.