Edição: 261

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/8/19

Está prevista a vinda de mais seis cidadãos ucranianos este domingo

Município de Pombal já está a acompanhar e a apoiar 25 refugiados ucranianos

Cartaz

No âmbito do Plano Especial de Apoio à Comunidade Ucraniana, o Município de Pombal tem estado a criar mecanismos de acolhimento e resposta, facilitando uma melhor integração dos cidadãos ucranianos no concelho. A execução do referido plano está a ser coordenada por um Gabinete de Acolhimento à Comunidade Ucraniana, constituído para o efeito.

Até esta sexta-feira, 11 de março, o Gabinete de Acolhimento está a acompanhar e a apoiar 25 refugiados, dos quais 19 alojados em habitações de familiares e amigos, e seis em instalações temporárias criadas para o efeito.

Está prevista a vinda de mais seis cidadãos, este domingo, dia 13, que irão alojar-se também em residências de familiares. A Câmara Municipal assegurará o seu transporte entre Lisboa e Pombal.

Por outro lado, o mesmo Gabinete deu resposta positiva ao acolhimento de 15 cidadãos, que deverão chegar a Pombal durante a próxima semana, ficando alojados em centro de emergência temporário.

A todos estes cidadãos, a Câmara Municipal disponibiliza todo o apoio necessário, garantindo-lhes alimentação, produtos de higiene pessoal, bens de primeira necessidade e peças de vestuário, em articulação com outras entidades, instituições, lojas sociais, em conformidade com o Plano Especial de Apoio à Comunidade Ucraniana.

Solidário com o povo ucraniano, que atravessa a fase mais difícil da sua história, que também é nossa, o Município de Pombal está empenhado em dar resposta humanitária imediata, respeitando o humanismo e as vulnerabilidades daqueles cidadãos, traduzidas essencialmente num sofrimento atroz, que exigem reserva, recato e discrição.

Relembramos que, caso tenha conhecimento de alguma situação que requeira a nossa atenção, que nos informe através do e-mail sos-ucrania@cm-pombal.pt ou encaminhe para a linha de apoio 236 210 578, podendo usar ainda a plataforma. https://sos-ucrania.cm-pombal.pt/

    Fonte: GC|CMP

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.