Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/23

Na Bolsa de Turismo de Lisboa

Município de Santarém apresenta programa de eventos “Santarém Capital da Gastronomia”

João Leite deu a conhecer o conjunto de ações que o Município pretende implementar ao longo do ano

O programa de eventos “Santarém Capital da Gastronomia” foi apresentado no dia 16 de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa, na FIL, como eixo estratégico para promover e consolidar a forte relevância do Concelho no campo gastronómico.

Aproveitando aquele que é o maior evento de Turismo realizado em Portugal, João Leite, vereador da Câmara Municipal de Santarém com o pelouro do Turismo e grandes eventos, deu a conhecer o conjunto de ações que o Município pretende implementar ao longo do ano e que vão culminar na realização do Festival Nacional de Gastronomia (FNG). Para o autarca, “este festival tem força suficiente para ser vivido ao longo do ano e celebrar, mês após mês, o património gastronómico que o nosso Concelho tem”, impulsionando, desta forma, o turismo e a restauração do Concelho.

Assim, de 12 a 20 de março, está a decorrer “Santarém Petiscos & Festas de São José”, nos restaurantes de Santarém, com o objetivo de divulgar o trabalho desenvolvido com o peixe de rio e os produtores regionais, assim como alcançar o público internacional e promover turisticamente o Concelho.

No mês de abril, temos a iniciativa “Chefs ao Tejo”, com os chefs convidados Diego Gallegos do restaurante Sollo e João Rodrigues do restaurante Feitoria, ambos distinguidos com uma Estrela Michelin. No dia 21, os chefs vão ser recebidos na Câmara Municipal de Santarém (CMS), seguindo-se a apresentação do programa de eventos da Capital da Gastronomia. Sábado, dia 22, tem lugar uma mesa redonda, na Tertúlia Manuel João, numa conversa aberta sobre peixe de rio, pesca desportiva, sensibilização sobre o ecossistema e sustentabilidade do rio, cultura avieira, entre outros assuntos. Após este almoço, segue-se uma visita a diversos produtores e unidades Hoteleiras do Concelho.

O Festival do Vinho é o evento do mês de maio, que visa dinamizar Santarém junto dos maiores produtores de vinho e assumir-se como produtora de vinho. De 27 a 29 de maio, das 11h00 às 19h00, o Jardim da República recebe uma exposição de produtores de vinho a nível nacional, acompanhada por uma interação com Chefs de cozinha convidados e muita animação musical.

Em junho, integrada na Feira Nacional de Agricultura”, a iniciativa “Chefs à Lezíria” tem como convidados especiais a Chef Maria Gómez do restaurante Magoga de Cartagena e o Chef Alexandre Silva do restaurante Loco, ambos titulares de uma Estrela Michelin. O programa começa no dia 9 com a receção na CMS e posterior jantar de boas-vindas no Restaurante Ó Balcão, do Chef Rodrigo Castelo. No dia 10, há uma visita aos produtores participantes na Feira, terminando no dia 11 com um almoço, onde participarão os convidados especiais.

O mês de julho é dedicado ao “Food and Gin”, com provas de gin do Concelho e degustação de iguarias da restauração local, de forma a divulgar os gins produzidos no Concelho e promover a restauração local.

     Fonte: GRPC|CMS

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.